Notícias

José Antonio: Onda de crimes em Patrocínio! Prevenir ou remediar? Ou remediar e prevenir?

11/03/2017 às 11:26

Bem hoje vou tentar abordar aqui, algo, que tem deixado a comunidade patrocinense, assustada, trata-se da criminalidade que tem crescido a olhos vistos. Nem precisa mais esperar o informe dos números oficiais dos órgãos de segurança pública, pois a situação para não dizer outra coisa é gritante! É assalto a mão armada, roubo, furto, arrombamento, homicídio… Recentemente houve o registro junto a Polícia Militar, de um assalto a uma loja que fica na Rua Presidente Vargas, em frente ao prédio da agência do INSS, onde no local segundo os informes, proprietária e funcionários, foram feitos reféns enquanto os ladrões levavam o “estoque” da empresa, isso em plena luz do dia, e numa área de grande movimento, pra não dizer central e de rota fuga não tão rápida.

Se for citar os assaltos a estabelecimentos comerciais ocorridos nestes últimos dias, faria este poste por completo e com menos da metade dos registros, isso pelo fato de não ter espaço para tantas ocorrências numa só postagem. No estarrecimento da população muito se escuta falar em ampliação no quadro de agentes de segurança pública, em especial para fazer o policiamento ostensivo. Mas ai vem uma pergunta; Será que o fato de termos um maior número de Militares nas ruas, por si só  resolveria o problema?

Não tenho dúvida nenhuma, que ao menos no quesito sensação de segurança, teremos uma diminuição considerável na indignação da população. Ao menos quando o assalto, furto ou roubo, seja qual for a qualificação que venha a ser dada a modalidade criminosa que ocorrer, com o policiamento ostensivo ampliado, nos leva a crer que o socorro chegará de forma mais rápida, e evitando assim o delito, seja em estabelecimento comercial, ou a residências. Neste último, também tivemos registros tristes neste ano, a ponto de um cidadão ter a sua vida ceifada no momento de seu descanso em casa, e o pior em uma área considerada nobre no quesito imobiliário de Patrocínio.

Pelo fato do Município ser uma referência no agronegócio, e agora na extração mineral, a cidade se torna atrativa para a busca de oportunidades na sua maioria, graças a Deus, de trabalho. E diante a essa migração, nós vamos tendo uma miscigenação populacional, e diante a isso os tradicionais moradores da pacata cidade vão se tornando a minoria e em meio a muitos que pra cá vem, há pessoas de todos os tipos, não dá pra se peneirar quem vai ficar e quem não vai num primeiro momento, até que se conheça as atitudes. Sendo assim não basta somente termos um policiamento, a não ser que venhamos a ficar trancados em casa tendo a polícia passando nas portas.

Ao mesmo tempo em que concordo com a ampliação no quadro humano dos órgãos de segurança pública do Município, paro pra pensar que a medida em que há o crescimento demográfico, seja pela chegada de empresas na cidade, ou não, vamos ampliando o problema. O ideal seria termos uma melhor prevenção, em vez de só remediarmos. E ai quando falamos de prevenção lembramos de ações conjuntas entre Governos, do Município, do Estado e o Federal. Ai percebemos que a coisa já se torna meio difícil, pelo fator sigla partidária. Se faz parte do grupo politico, auxiliamos, senão podemos até ajudar, mas, vai demorar um pouco mais…

Hoje é cada vez mais comum vermos os nossos jovens de idades diversas participando do mundo do crime Brasil afora e aqui na cidade não tem diferença. E em muitos casos, até nos assusta quando vemos fotos de pessoas envolvidas em algumas ocorrências, pelo fato de serem pessoas que acreditávamos ter um futuro promissor, pra não dizer brilhante. Ai vem a pergunta, porque vemos situações como essas, será que é por falta de uma oportunidade no mercado de trabalho? É por não termos espaço para que haja uma boa qualificação profissional visando um emprego pra estas pessoas, poderem trabalhar e conseguirem com seus próprios esforços uma boa colocação junto a sociedade? Temos por meio do poder público, estrutura que oportunize as pessoas de menor poder aquisitivo os mesmos mecanismos de se melhorar socialmente?… É só fazer uma observação do que temos hoje no Município, que conseguiremos respostas para estas e outras perguntas que nem cheguei a fazer, mas, pude abrir uma linha de discussão para as mesmas.

Patrocínio e os demais Municípios do Brasil, estão com administrações sendo iniciadas, que Deus ilumine esses gestores para que tenhamos dias realmente melhores!

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.