Notícias

Jota Campos: Na linha do bom senso

01/11/2016 às 15:13

“ALEA JACTA EST”

Título pouco comum para os dias atuais. Mas, eu explico; estudei latim nos bons tempos de ginásio, que era matéria obrigatória na grade curricular naquela época.  E no interesse pela língua secular, pude aprofundar mais, buscando nos livros a história da civilização romana, a mais bonita que já vi, fato que   pude confirmar quando o professor de latim indicou para que todos lessem o livro intitulado “Quo Vadis Domini”, no português simples, “Onde Vais, Senhor”.

Na verdade, o latim não poderia ter sido considerada língua morta, pois estamos sempre deparando com expressões latinas que são filosóficas, principalmente no curso de direito brasileiro, que teve como base o direito romano.

Mas o título acima se refere aquela expectativa que todos temos quando fazemos uma ação esperando um bom retorno. Essa expressão, que significa “a sorte está lançada”, foi proferido pelo imperador romano Júlio César em 49 a.c, em plena guerra civil romana, quando reuniu suas legiões em confronto com as legiões de Pompeu. Em dado momento, césar subiu no alto de um morro e disse; Alea Jact Est, a sorte está lançada, que culminou com seu triunfo.

Mas, na verdade queremos ressaltar com esse preâmbulo, que na política como na vida,  todas as vezes que há eleições, a sorte da população está lançada. Como falamos no artigo da semana passada, é muito grande a expectativa para a formação da equipe do primeiro escalão do prefeito eleito, Deiró Marra e seu vice Gustavo Brasileiro. Aliás, queremos agradecer aos inúmeros internautas e leitores que se manifestaram em apoio á coluna.

Acontece que nesse período de transição, deve também ser aproveitado para a confirmação do programa de governo que foi propalado durante a campanha, principalmente no que se refere ás prioridades. Definir essas prioridades e colocá-las na ordem de realização, não é tarefa fácil. Queremos dizer que, quanto mais breve a escolha da equipe de governo, mais objetiva ficam as ações iniciais a partir de primeiro de janeiro. A população optou pela mudança na nossa política que já estava anacrônica, e elegeu a renovação, e renovação significa esperança, principalmente na melhoria dos conteúdos prioritários, como saúde, educação e segurança.

Sabemos que os entendimentos já estão sendo costurados, como se diz em política, e a população espera uma peça muito bem costurada. O prefeito eleito, Deiró Marra falou em uma entrevista á imprensa que pretende também constituir um conselho de pessoas notáveis do município, como todo governo que se preze. Sem dúvida é uma grande iniciativa, mas que esse conselho não seja deixado de lado como aconteceu em uma administração que tivemos em um passado não muito distante, e que ficou só no nome, pois esse administrador municipal acabou se desentendendo com os próprios conselheiros que ele divulgou com toda pompa no dia de sua posse. Sabemos muito bem que o conselho trabalha no campo da orientação, e que a última palavra é do prefeito, mas tem a sua grande importância no conhecimento dos problemas do município. Que o conselho, se vier á tona, que seja formado por pessoas que já atuaram na política, mais experientes, mesclado com pessoas de ideias renovadoras, como a proposta da nova política escolhida pelo povo nas últimas eleições. Conhecemos as dificuldades que a nova administração vai enfrentar para renovar o contexto, mas com novas ideias as coisas ficam menos difíceis.  Vamos aguardar e torcer para que tudo fique bem, pois não tenham dúvida que a sorte está lançada. Alea Jact Est.