Notícias

Junho Violeta: mês de prevenção e conscientização da Ceratocone

23/06/2021 às 15:21

No mês de junho, o Conselho Nacional de Oftalmologia realiza uma campanha de prevenção e conscientização da doença ceratocone, a Junho Violeta.

A ceratocone é uma deformidade progressiva da córnea ocular. “Ela assume um formato de cone, como diz o nome, a partir do afinamento e do encurvamento do tecido ocular”, explicou o oftalmologista Dr. Tiago Gasperini, que também é presidente da Associação Médica de Patrocínio.

Gasperini explicou que as causas de ceratocone ainda não são totalmente conhecidas. “Mas há uma origem genética. Mais de 10% dos portadores tem outros casos na família. O ato de coçar os olhos, forçar muito com uso de lentes de contato mal adaptadas favorecem a progressão do quadro”, disse.

Entre os sintomas principais da doença estão: borramento da visão, intolerância à claridade, visão distorcida tanto perto quanto longe, irritação e coceira excessiva nos olhos.

O tratamento da ceratocone pode ser feito de acordo com a fase em que a doença se encontra. Na fase inicial, a correção é feita por uso de óculos ou lentes de contato adaptadas prescritas pelo oftalmologista. Em casos mais avançados da doença pode ser necessário procedimentos cirúgicos, como transplante de córnea, anel de ferrara ou uma tecnologia cirúrgica chamada crosslinking.

“Na maioria das vezes, as lentes de contato conseguem corrigir bem esse distúrbio visual. E é muito importante o acompanhamento com o médico oftalmologista, que é o profissional responsável pelo acompanhamento desta patologia. Ele irá orientar da melhor formas quais as condutas e quais procedimentos que o paciente deve fazer para evitar progressão da doença e até mesmo a prevenção da doença”, finalizou Gasparini.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Erasmo Cláudio/Difusora 95