Notícias

Justiça concede liminar que suspende a cobrança de pedágio na BR-365 entre Patrocínio e Uberlândia

16/04/2024 às 12:11

A decisão judicial emitida na noite da última segunda-feira (15/4) trouxe um novo capítulo para a BR-365, entre Patrocínio e Uberlândia, com uma liminar que suspende temporariamente a cobrança de pedágio.

O motivo por trás dessa medida é a condição crítica em que se encontra a rodovia, que demanda uma completa recuperação antes que os usuários possam ser novamente tarifados.

A iniciativa partiu de uma ação popular, encabeçada pela deputada estadual Lud Falcão (PODE) e pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que chamaram a atenção para as péssimas condições de conservação da via.

Em resposta, a concessionária EPR Triângulo, responsável pela administração da BR-365, esclareceu que desde as intensas chuvas que assolaram a região do Triângulo Mineiro na semana de 28 de março, têm dedicado esforços incansáveis para reparar os danos causados pelo clima extremo. Segundo dados da Defesa Civil de Uberlândia, as chuvas naquela semana representaram quase metade do volume mensal habitual.

Apesar dos esforços empreendidos, a concessionária ainda não recebeu notificação oficial da decisão judicial, mas afirma confiar no devido processo legal e na Justiça. Comprometida em assegurar a segurança e a qualidade das estradas sob sua responsabilidade, a EPR Triângulo já utilizou cerca de 1.500 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em diversos reparos emergenciais. Mais de 560 buracos causados pelas chuvas foram corrigidos, seguindo os padrões estabelecidos, além de outros serviços como microfresagem e recomposição das vias.