Notícias

Leilões de gado durante período de vacinação contra aftosa só será permitido a partir da segunda semana de maio

18/04/2016 às 11:13

O mês de maio é dedicado a vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas das idades. E o produtor que irá negociar animais em leilões precisa se atentar a obrigação de só fazer a comercialização com bovinos vacinados e mediante a guia de transito animal que é expedida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária.

A médica veterinária ndo IMA, Rosana Cunha informa que na primeira semana de vacinação não há a realização desse tipo de evento. Ela ressalta ainda que os animais que vão receber a vacina pela primeira vez, como é o casos do bezerros com um dia de vida, é necessário aguardar o período de 15 dias para que ele possa sair da propriedade, já os animais que tenham recebido duas doses da vacina, ou seja, com seis meses de idade precisam de um prazo de sete dias. Já animais que já tenham recebido três doses da vacina pode transiatr normalmente.

O produor que não vacianr o rebanho contra febre aftosa e as bezerras contra a brucelose fica mpedido de emitir a guia de transito animal. O IMA orienta que o produtor além de declarar a vacinação contra aftosa, que declare também a vacinação de brucelose nas fêmeas de 3 a 8 meses.

Renato Oliveira