Notícias

Macacos mortos na região de Silvano, faz município entrar em alerta quanto a possibilidade de existência do vírus da febre amarela
08/02/2018 às 10:00
Dois macacos foram encontrados mortos na região de Silvano no início do ano. Uma equipe da da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local onde recolheu amostras dos animais, porém uma delas não teve condições de envio para análise e outra foi enviada para o laboratório da FUNED em Belo Horizonte. Segundo informou o enfermeiro Gilberto Martins Júnior, responsável pelo setor da secretaria municipal de saúde, no início da semana foi informado que não foi possível identificar a possível causa da morte do primata pelo fato de ter sido possível fazer a análise pelo estado de decomposição que o animal se encontrava, para saber a morte foi causada por febre amarela ou não.
Gilberto lembra que é importante que as pessoas possam informar sobre a morte dessa espécie para que seja feita a coleta de material para ser feita a verificação sobre o que tenha provocado a morte, para se saber se existe algum indício do vírus da febre amarela na região.
Sobre se o encontro desses animais, já levanta o alerta, Gilberto entende que esse fato já faz com que possa existir o vírus circulando na região onde houve as mortes e com isso o município já seja classificado na categoria 2 da doença e com isso seja colocado em prática o plano de ação como por exemplo a vacinação prioritária das pessoas que residem no meio rural.
Renato Oliveira/Difusora95
