Notícias

Foto: Reprodução

Mais de 10 mil pessoas não realizaram o cadastramento biométrico em Patrocínio

01/07/2021 às 16:24

Em Minas Gerais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foram cancelados aproximadamente 580 mil títulos de eleitor, devido ao não cadastramento biométrico obrigatório desses eleitores. Na comarca de Patrocínio mais de 10 mil pessoas não realizaram a biometria.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, o chefe do Cartório Eleitoral da comarca de Patrocínio, João Batista dos Reis, contou que foram convocados 52.145 eleitores a fazerem a revisão biométrica de seus dados pessoais.

O cadastramento biométrico ocorreu no período de outubro de 2019 ao mês de março de 2020, e de acordo com João Batista, cerca de 10.957 eleitores não compareceram à convocação da Justiça Eleitoral. “Esses eleitores precisam solicitar o atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar a situação”.

O cadastro será feito até o dia 04 de maio de 2022, no entanto, segundo João Batista, o TRE recomenda que as pessoas não deixem para fazer a regularização de última hora. Caso essa regularização não seja feita, há penalidades para essas pessoas.

“Além de não poder votar em nenhuma eleição, enquanto estiver com o título eleitoral cancelado, o eleitor, cujo voto é obrigatório, sofre algumas restrições em sua vida civil como, impedimento de solicitar passaporte ou documento de identidade, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino”, afirmou João.

Para aqueles que desejam ativar o seu título de eleitor, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, encontrar o link de acesso “título net”, preencher o formulário e confirmar. “O formulário será entregue à Justiça Eleitoral para processamento do requerimento do eleitor e regularização da situação”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95