Notícias

Foto: Getty Images

Mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Patrocínio

02/10/2021 às 11:50

Na última semana de setembro, Patrocínio atingiu a marca de mais de 100 mil doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19. A quantia aplicada segundo a Secretaria  de Saúde do Município,  leva em consideração as pessoas que receberam as duas doses ou dose única, contra a doença. A imunização ainda segue acontecendo entre os adolescentes com menos de 18 anos.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que até o final do ano a população a partir de 12 anos esteja imunizada em Patrocínio. “Acreditamos que vamos levar um tempo ainda. Mas com muita organização, sabedoria e determinação em cuidar das pessoas, eu tenho certo que em breve nós vamos ter 100% da nossa população acima de 12 anos imunizada completamente, de primeira e segunda dose, e aqueles que o Ministério da Saúde já determinou, com a dose de reforço”, afirmou Luiz Eduardo Salomão, secretário da pasta.

A vacinação dos menores de idade teve início no dia 30 de setembro, com a população de 17 anos. Na próxima segunda-feira, 04 de outubro, é a vez dos jovens de 15 anos receberem a primeira dose. A terceira dose, chamada popularmente de dose de reforço, também começou a ser aplicada para idosos com 80 anos ou mais, nos últimos dias de setembro.

Questionado sobre a procura pela dose de reforço, Salomão afirmou que a adesão não foi como esperada. “Nós temos uma dificuldade em se tratando do imunizante da Pfizer, porque ela não pode ser aplicada fora do ambiente de vacina, tem todo um clima, uma organização da rede de frios, que ele não pode sair […] Tivemos uma baixa procura, por esse motivo. […] A população do meio rural, nós fizemos as etapas lá atrás, em fevereiro e março, nós fomos até a nossa população, agora é ao contrário, a população tem que vir até nós. Então, pedimos a nossa população dos distritos e meio rural que venham até a Policlínica para poder fazer a imunização de terceira dose”, explicou.

Ainda sobre a dose de reforço, o secretário municipal de saúde afirmou que é necessário aguardar o prazo de seis meses da aplicação da segunda dose das pessoas com 75 anos ou mais, para marcar a data da terceira dose desta população.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Alessandra Silva/Difusora 95