Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Março Lilás é o mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero
28/02/2025 às 13:40
O mês de março é um período importante para a saúde da mulher, marcado pela campanha “Março Lilás”, que visa sensibilizar e alertar sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero. Esse tipo de câncer ocupa a terceira posição entre os mais comuns entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e o colorretal.
Dr. Lara Ferreira, médica ginecologista do Hospital do Câncer de Patrocínio – Dr. José Figueiredo, disse durante entrevista concedida ao repórter da Difusora 95, Nilton Cesar, que os sintomas mais comuns do câncer de colo de útero incluem sangramentos vaginais anormais, dores pélvicas e alterações nas secreções vaginais. A boa notícia é que há formas eficazes de prevenção. A vacinação contra o HPV, indicada especialmente para meninas entre 9 e 13 anos, tem se mostrado um dos métodos mais eficazes para a redução do risco de desenvolver a doença. Além disso, o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização regular do exame Papanicolau são práticas essenciais para detectar alterações precoces no colo do útero, aumentando as chances de tratamento eficaz e cura.
O diagnóstico precoce é um dos principais fatores que contribuem para o aumento das taxas de cura. Por isso, a conscientização promovida pelo “Março Lilás” desempenha um papel fundamental ao incentivar as mulheres a se cuidarem e a realizarem os exames preventivos.
Estiveram presentes no evento: Gabiela Guimarães, primeira dama do município, Fabiana Bustamante, Secretária de Saúde de Guimarânia e Ana Paula Machado, Coordenadora do Instituto de Prevenção Julia do Prado.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<