Notícias
Médica alerta sobre o perigo de consumir batata com brotos germinados
18/11/2024 às 17:06
A coluna conversou com a médica Elodia Ávila para entender os perigos de consumir batata com brotos germinados para a saúde
Recentemente, um médico de Singapura chamado Samuel Choudhury viralizou nas redes sociais ao fazer um alerta sobre os riscos do consumo de batatas com brotos germinados ou que apresentam coloração esverdeada.
Na postagem, ele revela que, quando o tubercúlo apresenta essa característica, é sinal de altos níveis de solanina, um composto tóxico que pode causar sérios problemas para saúde.
Com a repercussão sobre os cuidados necessários na hora de comprar batatas, a coluna conversou com a médica e pesquisadora Elodia Ávila. De acordo com a especialista, a advertência sobre os ricos de intoxicação pela solanina precisa ser levada a sério.
Riscos de comer batatas com brotos germinados
De acordo com Elodia, a solanina é um glicoalcaloide que se desenvolve naturalmente nas famílias de plantas com flor, como batatas, principalmente em partes verdes e brotos, podendo tornar o gosto do alimento mais amargo.
“Em grandes quantidades, esse composto se torna realmente tóxico e pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia e, em casos mais graves, distúrbios neurológicos”, comenta.
Na história relatada pelo médico nas redes sociais, ele conta que uma paciente chegou a ser levada ao pronto-socorro depois de comer um simples purê de batatas. Para aqueles que consomem batatas regularmente, o especialista aconselha ter cuidado tanto na hora de comprar o alimento quanto ao armazená-lo.
“Sempre guarde as batatas no escuro. Caso perceba a presença dos brotos, ao invés de descartar as partes verdes e cortar os ramos, o mais seguro seria apenas comprar novas”, escreveu Choudhury na legenda da publicação.
Outros cuidados
Complementando a visão de Choudhury, a médica brasileira Elodia reflete que os prejuízos de comer as batatas com brotos germinados podem ser ainda mais complicados para pessoas que estão com a saúde fragilizada ou que tenham passado por cirurgias.
“Esse cuidado é importante, pois toxinas como a solanina podem interferir na saúde geral e, indiretamente, influenciar a recuperação e cicatrização de pessoas que já estão com a saúde comprometida. Vale destacar que esse composto impacta negativamente no sistema imunológico, na cicatrização e, em casos cirúrgicos, na qualidade do tecido reparado”, comenta.
Fonte: Metrópoles Saúde