Notícias

Reprodução
Médica veterinária fala sobre os perigos da raiva animal
27/10/2020 às 08:17
No dia 28 de setembro, é comemorado o Dia Mundial Contra a Raiva, que tem o intuito de conscientizar as pessoas do mundo todo sobre os problemas causados pela doença e prevenir sua propagação.
A coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) em Patrocínio, a veterinária Rosana Cunha Mendes explicou que a raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e é transmitida pela saliva de animais contaminados.
Os sintomas incluem prostração, andar cambaleante, olhos vidrados, paralisia dos membros e, o principal, que é a dificuldade em engolir.
A médica veterinária orienta a qualquer produtor que tiver um animal com os sintomas descritos entrar em contato com o Ima, pelo telefone (34) 3831-5313 ou com um veterinário autônomo, para que a equipe faça o diagnóstico e passe as orientações necessárias.
“A prevenção é a vacinação anual dos bovinos, equinos, cães e gatos”, salientou.
Em 2020, foram registradas 164 notificações em todo o estado de Minas Gerais. Já na região, tiveram dois casos positivos no município de Coromandel e um suspeito em Abadia dos Dourados.
Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
