Notícias

Foto: Reprodução/Globo.com

Médico fala sobre contaminação do vírus da gripe H3N2

31/12/2021 às 16:32

Os casos de síndrome gripal estão em alta em pelo menos nove estados do Brasil segundo levantamento, o aumento começou em meados de novembro.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitidos entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o gestor do comitê de enfrentamento a Covid-19 do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. Cristian Garcia, afirmou que o aumento de número de caso da Influenza no último trimestre vem chamando atenção para uma antiga conhecida a gripe.

Dessa vez pela introdução do novo subtipo H3N2 que felizmente apresenta o mesmo sintoma da tradicional gripe cujos sintomas são febre, indisposição, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, calafrio, dores no corpo, e felizmente é uma doença que tem uma letalidade baixa.

Porém alguns grupos necessitam de atenção especial são eles: idosos, crianças, e pessoas com comorbidades, para essas pessoas precisa ter um tratamento especifico, para todas as outras o tratamento basta ser um tratamento de repouso e  hidratação vigorosa.

As medidas para evitar a contaminação espalhar o vírus é a mesma que sempre vem usando desde o ano passado com a Covid-19 são eles: Distanciamento social, o uso de máscara, evitar aglomerações, etiqueta social.

“Acho muito valido aproveitar a oportunidade para enfatizar que Pandemia não acabou então vamos manter nossos cuidados para que a gente consiga manter a nossa vida normal” disse Dr.Cristian.

Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora 
Reportagem: Nilton César / Difusora 95