Notícias

Reprodução: Tingshu Wang/Reuters

Médico relata situação dos projetos de pesquisas voltados para criação da vacina contra Covid-19

07/09/2020 às 08:36

Diante da especulação de várias vacinas contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas em diversos países do mundo, o jornalismo da Difusora 95 entrou em contato com o gestor do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. Cristian Garcia para saber a sua visão sobre este cenário.

Na oportunidade ele disse que há centenas de projetos de pesquisas que estão empenhados na criação da vacina contra o novo coronavírus e que hoje, há algumas delas na fase 3, que é a fase final da produção da vacina.

O médico esclareceu que o fato de haver vacinas na fase 3 não é a garantia de que elas estejam chegando ou estejam quase aprovadas.

“Essas vacinas da fase 3 precisam provar eficácia e segurança para serem aplicadas em escala mundial e essas vacinas que chegaram na fase 3, não necessariamente vão ser as vacinas que vão ser liberadas primeiro”, acrescentou Dr. Cristian.

O profissional explicou que para comprovar eficácia e segurança as vezes esses projetos de pesquisa precisam de um tempo maior, e existe a possibilidade, por exemplo, de projetos de vacina que hoje estão na fase 2, de entrarem na fase 3 e terminarem a fase 3 primeiro que esses projetos que já estão na fase 3.

Segundo o gestor do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Hospital Santa Casa de Patrocínio, do ponto de vista científico, não há nenhuma vacina pronta. Sob o ponto de vista acadêmico e científico não existe nenhum trabalho que fale ou cite essa vacina, ainda não se sabe como essa vacina foi produzida.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95