Notícias

Imagem ilustrativa

Mentiras da cozinha: é melhor você parar de acreditar nelas!

20/01/2023 às 15:59

Como no mundo, também acontece na cozinha.

Notícias falsas ou boatos são um dos males dos tempos modernos. A cozinha e o mundo da comida certamente não estão imunes ao risco das “notícias falsas” a tal ponto que o Ministério da Saúde, através do Instituto Superior de Saúde, tem recolhido e desmentido as mais difundidas notícias sobre comida falsa. A nutrição é parte fundamental do nosso estado de saúde, comer bem é sentir-se bem. Ao contrário, comer mal, talvez seguindo uma verdade falsa, pode enfraquecê-lo.

Comer massas engorda

Na verdade, não há alimentos que  façam engordar de qualquer maneira. Isso depende antes das quantidades, dos horários em que comemos e, sobretudo, da dieta que cada um de nós segue. Os carboidratos são de fato essenciais para o funcionamento do nosso metabolismo.

O café faz mal ao fígado

O oposto é verdadeiro: vários estudos científicos mostram que o consumo regular e moderado de café pode ter efeitos benéficos e preventivos.

Recongelar produtos descongelados faz mal à saúde

Se o produto descongelado tiver sido cozinhado, pode ser recongelado sem risco. Se, por outro lado, o produto descongelou e você NÃO o tiver cozinhado, deve evitar-se um segundo congelamento. Cozinhe-o antes!

Aquecer alimentos no micro-ondas faz mal à saúde

Não há evidências científicas para apoiar esta tese. Cozinhar no microondas também não altera a comida.

Se beber muita água, você perde o apetite e emagrece

Beber muita água é prejudicial, pelo menos tão ruim quanto beber muito pouco. Aumentar a quantidade de água corre o risco de aumentar a diluição de eletrólitos no sangue (sódio e potássio em primeiro lugar), que têm a função principal de equilibrar os líquidos dentro e fora das células.

Quanto mais vitaminas tomarmos, mais saudáveis ficaremos

Não é verdade! O consumo excessivo de suplementos vitamínicos pode levar a doenças, mesmo graves, não surpreendentemente chamadas de hipervitaminose.

O abacaxi queima gorduras

Surgiram falsas crenças sobre se o abacaxi é capaz de queimar gordura. É certo que é uma fruta com importantes qualidades e benefícios (contém muita água, poucas calorias, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A e C, polifenóis, etc.).

Alimentos sem lactose são mais saudáveis

Se você não é intolerante à lactose e decide se privar dela, você está realmente tendendo a diminuir a produção de uma enzima, a lactase, o que criaria uma verdadeira intolerância à lactose! Além disso, desistir desses produtos significa desistir de elementos essenciais, como cálcio e vitamina D.

A cebola absorve micróbios e bactérias

É verdade que a cebola tem muitos benefícios nutricionais para nós, mas colocá-la perto da cama não vai ajudar a prevenir nenhuma doença.

Frutas não devem ser consumidas com as refeições

Frutas são sempre boas para você, não importa quando você comê-las.

Comer carboidratos no jantar deixa você gordo

Isso simplesmente não é verdade! Não importa quando você come, mas quanto você come, obviamente também em relação ao tipo de dieta seguida e a quantidade de calorias que ingerimos diariamente.

Se as batatas não forem consumidas imediatamente, elas se tornam tóxicas

Não tem de consumir as batatas imediatamente após a cozedura, também pode mantê-las na geladeira: elas não se tornam tóxicas.

Os alimentos comprados diretamente no agricultor são mais saudáveis

Isso tudo vai depender do produtor e da forma com que ele cultiva os alimentos. Comprar de produtores com cultivo orgânico é uma ótima idéia.

Para perder peso, basta pular refeições

Além de não funcionar, esse “método” é prejudicial à saúde. Para perder peso, você precisa equilibrar sua dieta e exercícios.

Se eu tiver diabetes, posso comer muitas frutas

Pessoas diabéticas podem e devem comer muitas frutas, mas sempre dentro da dieta certa. A fruta, na verdade, contém açúcar.

 

Fonte: Receitas sem Fronteiras.

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<