Notícias

Foto: Reprodução

Mesmo com pandemia, Sebrae segue com apoio aos micro e pequenos empresários

11/03/2021 às 16:23

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, mesmo com dificuldades, segue dando suporte aos pequenos e médios empresários. Ao longo do ano passado, várias ações foram realizadas para que esses profissionais pudessem suprir suas necessidades.

Em entrevista a Difusora 95 o analista técnico do SEBRAE, Renato Moreira, fez o balanço de como foi o ano de 2020 para a instituição. “O fato é que para nós iniciou bastante complicado. O SEBRAE vinha de um processo de se tornar o que a gente chama de modelo omnichannel, que é onde o consumidor ele tem acesso às plataformas, tanto presenciais quanto à distância, essa é uma tendência que já se mostrava há alguns anos”.

Apesar dessa base, a instituição teve que alterar a forma de trabalho e se tornar totalmente digital em um curto espaço de tempo, devido à pandemia. No entanto, de acordo com Renato, houve um aumento significativo na demanda do SEBRAE. Para ele, isso se deve ao momento de crise, onde os pequenos e médios empresários necessitavam de uma orientação para lidar com isso.

“Nós sempre trabalhamos num modelo de suporte empresarial, mas com foco no desenvolvimento econômico. Em 2020 foi o ano onde a gente concentrou os nossos esforços, no auxilio direto ao empresário, seja no atendimento, orientação, consultoria, mas também no desenvolvimento de programas” ressaltou o analista técnico.

O SEBRAE pôde auxiliar as empresas por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – Fampe, possibilitando o alcance do crédito necessário e também através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe, programa instituído pelo governo para inserir crédito para as pequenas empresas.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95