Notícias

Foto: Reprodução
Milho safrinha pode sofrer queda de produtividade devido às condições climáticas
10/05/2021 às 19:46
O milho está em alta no mercado neste ano de 2021. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, em abril as exportações brasileiras de grão registraram um aumento significante. No entanto, há uma preocupação quanto à produtividade da safrinha que pode ser prejudicada devido às condições climáticas.
Em entrevista à Difusora 95 FM, o engenheiro agrônomo da Emater, Renato Nassal, destacou que as produtividades agrícolas sofrerão grandes perdas, por causa do clima seco. “Podemos visualizar grandes perdas na cafeicultura como na cultura de grãos e o milho safrinha, estima-se perdas de 60 a 70% diante do cenário atual onde as plantas se encontram nos estágios de pendoamentos ou pendoados”.
A esperança para que esse cenário melhore é que chova nos próximos dias, com isso, as lavouras novas poderão compensar em produção. Mas, segundo o engenheiro agrônomo a situação atual na região de Patrocínio é muito preocupante, pois, se não chover é arriscado as lavouras novas sofrerem perdas de 80 a 100%.
“Temos que considerar ainda que lavouras novas possam recuperar seu potencial produtivo caso chova nos próximos dias, por isso vamos aguardar e ter esperança que chuvas venham e possam atenuar essas quedas bruscas de produtividades”, ressaltou.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95
