Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Minas Gerais é o segundo maior produtor de citros do país

01/10/2024 às 15:20

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, tem desempenhado um papel fundamental na mobilização e orientação de produtores sobre o manejo adequado de citros.

Pedro Rocha Santos, agrônomo e fiscal do escritório do IMA em Patrocínio, disse para o repórter da Difusora 95, Nilton Cesar, que o órgão tem implementado ações rigorosas, como a inspeção e eliminação de plantas contaminadas, promovendo o controle biológico e garantindo a sanidade dos pomares; visto que Minas Gerais é o segundo maior produtor de citros no Brasil, com uma área cultivada de, aproximadamente, 55 mil hectares. Entre as principais variedades estão laranja, limão, tangerina e mexerica.

A doença mais preocupante para os pomares, é o Greening, considerada a pior praga dessa cultura, pois provoca deformação, maturação irregular, queda das frutas e redução na qualidade e quantidade da produção.

Além disso, o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) assegura que as frutas estão livres de pragas e podem ser comercializadas em todo o território nacional.

Nesta terça-feira (01), uma palestra será realizada na faculdade UniAraxá, em Araxá, às 19h00, com o objetivo de informar produtores, técnicos responsáveis e autoridades locais sobre as melhores práticas para prevenir a disseminação de pragas entre os pomares e regiões. O evento faz parte do projeto “Viva Citrus”, uma iniciativa do IMA, voltada para a educação da cadeia produtiva.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95,3 FM

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<