Notícias

Foto: Reprodução
Minas Gerais inicia a 24ª Campanha de Vacinação Contra Influenza
04/04/2023 às 14:02
Na última segunda-feira, em Minas Gerais iniciou-se a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, antecipando-se à Campanha Nacional de Imunização, que começará em 10 de abril. A antecipação se deu em virtude da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde no ano passado.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Minas Gerais, em 2022, 132 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave causada pela influenza. Este ano, já são duas mortes. Em Patrocínio, ainda aguarda-se a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para que a campanha possa ser iniciada em toda a cidade.
O secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão, afirmou que estão seguindo e avançando as campanhas não só da gripe, mas também da meningite, da bivalente e do Covid-19. O cronograma encontra-se em atividade e tem a perspectiva para este mês de abril para a chegada da Influenza 2023. A aplicação iniciará com os grupos prioritários e profissionais de saúde, e em seguida, até atingir toda a comunidade.
De acordo com o secretário, assim que as doses chegarem, será montado o cronograma de onde e quais dias serão realizadas as aplicações. Ele ressaltou que concentrar tudo em um dia oportuniza não descartar doses, mas precisam atender a comunidade como um todo, disponibilizando as possibilidades. A melhor estratégia será discutida assim que possível, mas ele tem certeza que dentre todas as campanhas feitas anteriormente, alcançará todo o município.
Em virtude do cenário pandêmico do país, a vacinação é ainda mais importante. Além de ser uma forma de prevenção contra a influenza, a vacinação em massa também ajuda a evitar a sobrecarga nos sistemas de saúde, que já estão lutando contra a Covid-19. As autoridades sanitárias reforçam a importância de todos se vacinarem, principalmente as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, para que a imunização seja eficaz e alcance toda a população.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues / Difusora 95
