Notícias

Foto: Cristiane Anddrade

Ministro da Educação e Ministro da Justiça visitam o município de Patrocínio

10/11/2020 às 08:27

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o Ministro da Justiça, André Mendonça estiveram em Patrocínio neste último fim de semana, em uma visita cordial, a convite do presidente da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (Funcecp), Roberto Brasileiro Silva.

Na noite de sábado (07), os ministros discursaram, no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio (Unicerp), sobre as perspectivas da educação, da justiça e segurança pública no Brasil.

Milton Ribeiro, que está há três meses como Ministro da Educação destacou que o terceiro maior orçamento do governo é destinado ao setor da educação, um valor de aproximadamente 142.600.000,00 (cento e quarenta e dois bilhões e seiscentos milhões de reais).

O Ministro da Educação ressaltou ainda que no Brasil há 69 universidades federais e que na sua visão é mais importante cuidar da base do que investir em telhados, ou seja, não adianta construir tantas universidades se não houver investimento para manutenção.

O Ministro da Justiça, André Mendonça enfatizou os indicadores de governança pública estabelecidos pelo Banco Mundial: efetividade, pré-disposição das autoridades públicas, qualidade reguladora, controle da corrupção, transparência e controle em relação à violência e terrorismo.

Segundo o ministro, em uma medida de 0 a 100, Brasil se enquadra na média de 40 a 43. Entre 2011 a 2017, em meio a 210 países, a média deixa o Brasil os 10 mais retrocessos. E esses indicadores impactam nos investimentos voltados ao país.

Em relação ao crime no Brasil, André Mendonça destacou que para o Banco Mundial, Brasil tem piores indicadores de violência, se comparado ao Paraguai. Mas que ao poucos o país vem apresentando melhoras, com uma redução de 25% no roubo a carga, uma redução de 20% no roubo de automóveis no segundo semestre deste ano.

André enfatizou que estão sendo preparados trabalhos para a redução pontual de homicídios realizados pelas organizações criminosas, combater a pedofilia e prostituição infantil, bem como o número de crimes violentos no Brasil.

Na manhã do domingo (08), os ministros concederam uma entrevista coletiva à imprensa local, onde foram abordados assuntos de interesse local, como o fortalecimento da parceria entre o Unicerp e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, as aulas online durante a pandemia, sobre o caso do homicídio de Cássio Remis, o repasse do Governo ao setor de segurança pública, a vitória do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sobre a expansão de universidades federais.

Acompanhe na íntegra, a coletiva com o presidente da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (Funcecp), Roberto Brasileiro Silva, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora