Notícias

Missas na Igreja de Santa Luzia deverão ocorrer na Igreja Matriz após a Festa da Santa

29/11/2017 às 14:29

A Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio está realizando uma ampla reforma da Igreja de Santa Luzia, um dos cartões postais do Município. Em entrevista a Difusora95 o pároco, padre Sizenando Roberto de Oliveira, disse que a parte externa do prédio, já está em fase final onde já foi feito o reparo no reboco e nas calhas. Caminha-se agora para a conclusão da escadaria da sacristia, as rampas que receberão ladrilhos e os guarda-corpos que terão desenhos semelhantes aos das janelas acompanhando inclusive a arquitetura da Igreja. De acordo com o pároco diante ao término desta fase de obras externas, vem a Festa de Santa Luzia com início na sexta-feira dia, 01 de dezembro indo até o dia 13 de dezembro, dia da Santa, e após todas as imagens, os bancos e objetos da Igreja serão retirados, para que seja iniciada a reforma na parte interna. Padre Sizenando disse que o Conselho de Patrimônio do Município, já aprovou boa parte do projeto de reforma interna do prédio, possibilitando assim o inicio das obras.

Segundo o padre será instalado um elevador para acesso ao Coro, onde ficarão os cantores após a reforma, na parte de iluminação três lustres descerão do teto da Igreja, as janelas passarão por reforma com a implantação de vitrais, assim como as sacristias também passarão por reformas, a confecção de um altar de pedra, um ambão e pia batismal, “toda essa parte já foi aprovada pelo Conselho” enalteceu o religioso. A parte dos nichos onde serão colocadas as imagens vai passar de acordo com Sizenando, pela apreciação do Conselho para depois caso aprovada ser feita as melhorias.

Questionado sobre o prazo, para a conclusão da obra, Padre Sizenando disse que na realidade já queria ter iniciado as obras há muito tempo, mas tem toda uma burocracia a seguir e que deve ser respeitada a exemplo dos prazos para a aprovação dos projetos. Quanto à finalização o pároco disse que gostaria muito de ter uma data, mas ainda não é possível. De acordo com ele os contratos para as obras já foram fechados com as equipes que vão cuidar da sonorização, de vitrais e em breve será fechado o contrato com a empresa que vai instalar o elevador e com a construtora. Terminada a parte de alvenaria, Sizenando Roberto disse que vem uma área que demanda muita habilidade e tempo, é à parte da pintura, pelo fato de ela ser bem artística e a Igreja ter muitas dimensões para ser recobertas por esse desenho artístico. Mas o padre sem dar certeza, apontou o mês de junho como sendo uma possível data para entrega da obra. “Pode ser antes ou até depois” brincou.

Quanto às celebrações da Igreja de Santa Luzia, horários inclusive já tradicionais, estes passarão a ser cumpridos e abrigados na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, até que a reforma do prédio se complete e a Igreja de Santa Luzia seja novamente reaberta a comunidade.

José Antonio/Grupo Difusora.

Clique no link abaixo e ouça a fala do pároco padre Sizenando Roberto de Oliveira, a entrevista concedida ao repórter Nilton Cezar da Difusora95.