Notícias

Foto: Cristiane Andrade
Morre idosa da Casa do Idoso de Patrocínio, primeira a ser hospitalizada após registro de Covid-19
07/02/2021 às 15:00
Na última quarta-feira dia 03, um triste fato foi registrado na Casa do Idoso Recanto São Vicente de Paulo em Patrocínio. Trata-se da confirmação por exames, de que idosos internos daquela residência haviam se infectado com o novo coronavírus e outros ainda estavam com a suspeita da doença. Até este domingo dia 07, o número de positivados para a Covid-19, já se aproximava de 25. E para piorar o quadro morreu nesta tarde a primeira pessoa interna da Casa do Idoso com a doença.
Na manhã do último sábado dia 06, numa acertada ação da Secretaria Municipal de Saúde, os internos da Casa do Idoso com a doença e suspeitos foram transferidos para o antigo Centro Regional Viva Vida, onde a administração municipal, através do secretário de saúde, Luiz Eduardo Salomão Mendonça, criou um espaço para atender e tratar pacientes positivados e suspeitos de Covid-19 denominado de Hospital de Campanha.
Luiz Eduardo reuniu profissionais da secretaria, para realizar a transferência de vários idosos da Casa, para o hospital de campanha. O mutirão ocorreu ao longo da manhã. Ao todo 30 internos do Recanto São Vicente foram transportados, destes sete (07), suspeitos e 23 (vinte e três), confirmados para a Covid-19. Pelo que apurou a reportagem da 95,3FM, todos estão com quadro clínico de leve a moderado.
No inicio da tarde deste domingo dia 07, o primeiro óbito entre os internos da Casa do Idoso foi registrado. Trata-se de uma mulher de 81 anos, esta, estava internada no Hospital Santa Casa, desde a quinta-feira dia 04, mas antes passou pelo Pronto Socorro, aonde chegou na terça-feira dia 02. Ela foi a primeira a sair da Casa com sintomas graves da doença e levada para o Pronto Socorro.
O sepultamento está marcado para ocorrer no final da tarde deste domingo 07, no Cemitério Municipal, visto que pela legislação municipal em vigor, não terá velório pela causa morte ser em decorrência do novo coronavírus.
A reportagem apurou ainda que até a publicação desta matéria, outra mulher, esta, com idade superior a 90 anos, também havia falecido de Covid-19, porém esta, não era da Casa do Idoso.
Essas duas mortes por Covid-19 devem constar no boletim a ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde amanhã segunda-feira, 08. Com esses registros a tendência é que até o meio da semana, ou seja até a próxima quarta-feira dia 10, se os números da doença no Município permanecerem subindo como neste domingo, medidas de restrição superiores as já tomadas na última sexta-feira dia 05, sejam decretadas pela administração municipal.
José Antonio/Grupo Difusora
