Notícias

Mortandade de peixes está sendo apurada pela Polícia Ambiental

23/08/2016 às 10:15

O 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente recebeu denúncias sobre peixes que foram encontrados mortos na cabeceira do rio Pirapitinga, próximo a um local conhecido por “túmulo” e frequentado por banhistas e ciclistas que praticam mountain bike. Há duas semanas chegou a informações sobre a mortandade e por duas vezes equipes da Polícia Ambiental estiveram naquela região onde realizaram averiguações, mas não encontrou em princípio nada de anormal, na coloração da água ou odor que poderia indicar algum tipo de contaminação, segundo informou o comandante Tenente Heliton Cortes.

Dois boletins de ocorrências foram registrados, foram feitos contatos com produtores e funcionários de fazendas próximas, mas ninguém informou ter visto alguém estar despejando algo no rio.

Já nesta segunda-feira (22), a Polícia Ambiental voltou a ser procurada por pessoas que presenciaram peixes mortos, próximo a ponte sobre o rio, inclusive com o repasse de fotos.

Segundo o oficial, foi acionado o Núcleo de Emergências Ambientais para que uma equipe possa vir até Patrocínio para coletar a água para análise e indicar ser houve contaminação por algum tipo de produto. Porém até então os técnicos não chegaram na cidade para ir até o local e como medida de segurança e precaução, está sendo recomendado evitar o uso da água para animais e o consumo humano até que seja feita a avaliação pelo órgão estadual.

Renato Oliveira