Notícias

Reprodução
Mudar a posição do chuveiro para verão pode economizar em até 30% do consumo, segundo engenheiro de eficiência energética da Cemig
11/01/2021 às 07:48
O verão chegou e além das chuvas intensas tem apresentado altas temperaturas. Para suportar o calor, as pessoas costumam utilizar ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar condicionado.
Contudo, o uso desses equipamentos requer bastante atenção e a Cemig destaca com algumas dicas importantes para que não haja aumento significativo na conta de luz de seus clientes.
Conforme mencionou o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Batista, com a chegada desse período de calor é natural que haja uma tendência de aumento de consumo de energia elétrica em função da climatização, mas por outro lado, pela estação propiciar dias mais longos com maior iluminação, permite-se economizar com a iluminação artificial.
“Em relação ao uso de ar condicionado, um dos aparelhos com maior destaque de consumo neste período, vale lembrar que o uso é sempre indicado se a ventilação natural ou ventiladores e circuladores não forem suficientes, então dar preferência para esses equipamentos é melhor pela ótica do consumo, mas sendo necessário, importante utilizar o ar condicionado com ambiente fechado, cortinas fechadas evitando a radiação solar que também aquece o ambiente e ajustar a temperatura com a temperatura de conforto, evitando um gasto excessivo do equipamento”, orientou Thiago.
O engenheiro destacou ainda que os refrigeradores são equipamentos que também passam a gastar mais, por isso é importante manter os refrigeradores em local onde não bata sol, evitar abrir de forma desnecessária e verificar a vedação da borracha do equipamento.
Outra dica para economizar com gastos de energia, repassada por Thiago, é ajustar o chuveiro elétrico na posição verão ou uma posição de menor potência. Esse ajuste pode representar uma redução de consumo de até 30% neste período.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95