Notícias

Foto: Reprodução

Mulheres estão à frente de 34% dos empreendimentos do Brasil, de acordo com o Sebrae

28/03/2022 às 11:36

As mulheres buscam cada vez mais seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho, o empreendedorismo é um dos segmentos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) realizada pelo IBGE, em 2018, apontam que 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios do Brasil.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o analista técnico e coordenador do Sebrae MG na microrregião de Patrocínio, Renato Moreira Silva, explicou que nos últimos dois anos a participação das mulheres à frente dos negócios sofreu um duro golpe devido à pandemia, sendo este impacto maior do que para os homens.

“Nós fizemos um estudo recente publicado no início deste mês de março e o mesmo mostrou que após recuar para um total de 8,6 milhões no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019 antes da pandemia”, afirmou o analista técnico.

De acordo com Renato Moreira, apesar das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócios no Brasil serem equivalente a 34%, ainda está bem abaixo da melhor marca histórica registrada no quarto trimestre de 2019, quando apresentavam 34,8% do total de empreendimentos brasileiros.

Com o intuito de equilibrar esses números, segundo Renato, desde 2019 o Sebrae desenvolve um programa a nível nacional chamado Sebrae Delas. Já em Patrocínio a instituição busca impulsionar o empreendedorismo feminino por meio da Câmara da Mulher Empreendedora capitaneada pelas ACIP/CDL.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Alessandra Silva/ Difusora 95