Notícias
Nas refeições, ordem dos fatores altera os resultados. Entenda
15/05/2024 às 17:29
Nutróloga explica que ordem das refeições é importante para diminuir a velocidade de digestão e evitar picos de açúcar no sangue.
Muitas dietas são baseadas em contas calóricas, mas o corpo humano sempre desafia a matemática. Um prato com 100g de frango, 100g de vegetais e 200g de arroz é considerado saudável, mas sabia que faz diferença começar pelo arroz em vez dos vegetais?
Apesar de ser comum pensar que os alimentos ingeridos vão para o mesmo lugar, a ordem dos fatores nas refeições altera resultados.
Saiba como a ordem dos fatores nas refeições altera resultados
Vale a pena começar as principais refeições com alimentos ricos em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis para diminuir a velocidade de digestão.
Optar por carboidratos complexos e integrais, como grãos integrais, legumes, frutas e vegetais, após consumir alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras é o mais indicado.
A digestão desses carboidratos naturalmente demora mais, resultando em uma liberação mais gradual de glicose na corrente sanguínea.
Além da ordem dos alimentos, é importante controlar o tamanho das porções. “Consumir quantidades excessivas de qualquer tipo de alimento pode levar a picos de açúcar no sangue, mesmo com a ordem de ingestão cuidadosamente planejada”, diz a nutróloga Marcella Garcez.
Fonte: Metrópoles Saúde