Notícias

Foto: Reprodução Web/Ilustrativa
Nematóides: Soluções para conter avanço da praga na cafeicultura
29/08/2025 às 11:18
Foi realizado em Patrocínio, nesta quinta-feira (28), o 2º Workshop sobre Nematóides na Cafeicultura, evento promovido pela Fundacer com apoio da Epamig. O objetivo era reunir produtores, técnicos e pesquisadores para discutir os impactos dos nematóides — vermes microscópicos que atacam as raízes do cafeeiro — e debater formas de prevenção e manejo.
Maurício Bento da Silva, pesquisador da ASSOCAFÉ, destacou que a presença dos nematoides, especialmente as espécies Meloidogyne paranaensis e Meloidogyne incognita, representa uma séria ameaça à produção de café. Segundo ele, esses vermes já provocaram a migração de produtores em estados como Paraná e São Paulo, e agora se espalham por Minas Gerais.
Vinícius Teixeira Andrade, pesquisador da Epamig, enfatizou que o nematoide é atualmente uma das principais doenças que afetam a cafeicultura brasileira, causando perdas de até 30% nas safras. Ele explicou que, além de ações de manejo e controle biológico e químico, a resistência genética é a principal ferramenta no combate à praga, com o desenvolvimento de cultivares mais resistentes.
Vinícius também falou do papel da Epamig na pesquisa e na difusão de tecnologias junto aos produtores, defendendo que eventos como esse são essenciais para garantir a sustentabilidade da cafeicultura nacional.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<