Notícias

Reprodução

Novas cultivares de café são desenvolvidas no Cerrado Mineiro

11/02/2021 às 09:05

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundacer) e Epamig têm desenvolvido um projeto que consiste na realização de inúmeras pesquisas para a descoberta de novas cultivares de café.

Conforme ressaltou o superintendente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, esse projeto é desenvolvido desde o ano de 2015 e já tem apresentado resultados.

“Nós construímos um plano e dentro desse plano um dos nossos objetivos era levarmos para os produtores novos materiais genéticos mais adaptados à seca, com maior produtividade, com mais qualidade, mais resistência a pragas e doenças”, destacou Juliano.

Dentro deste projeto, este ano já foi realizada a terceira colheita na maioria desses campos. Em 2019 foi realizada uma divulgação desses resultados de forma presencial, com um dia de campo e em 2020, os resultados foram apresentados de forma virtual, por meio de um webinário transmitido pelo YouTube.

O projeto conta com 26 propriedades em toda a região do Cerrado Mineiro, são 12 municípios diferentes e 12 variedades sendo testadas, sendo que nove dessas variedades são da Epamig e o objetivo, segundo Juliano Tarabal, é chegar em 2022 com a capacidade de lançar um guia de recomendação de cultivares para cafeicultores do Cerrado Mineiro, de acordo com as condições e demanda de cada produtor.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95