Notícias

Foto: Reprodução

Novembro Azul: Quando o cuidado deve superar o tabu

24/11/2022 às 14:06

O câncer de próstata vem aumentando gradativamente a cada dia nos homens, mesmo com autos índices da doença e alta taxa de mortalidade a procura pelo exame preventivo é muito baixa. Mas só quem já enfrentou essa doença sabe bem da importância da prevenção.

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o segundo mais comum, a taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. O câncer de próstata representa cerca de 30 % de todos os casos registrados no país.

O médico urologista, Dr. Aldeci Pereira, afirmou que o homem de modo geral não realiza exames de prevenção e muita das vezes por vergonha e por não ter sintomas prostáticos.

Segundo Dr. Aldeci, o câncer de próstata, é um tumor que é da periferia da glândula e esse tumor quando está dando sintomas como sangramento ao urinar, jato fraco, urinar muitas vezes a noite possivelmente está na fase mais avançada da doença e 20 % já chegam nessa fase quando não se fala mais de cura e sim de controle.

A razão dessas campanhas de prevenção como Novembro Azul, é justamente procurar fazer o diagnostico na fase precoce.

Gilberto da Costa, que é pintor automotivo, ressalta sobre a resistência dos homens com relação a prevenção, ele que passou por um câncer de próstata, e afirmou que não teve nenhum sintomas.

“Eu era um desses, que tinha vergonha e o câncer de próstata é perigoso porque não tem sintomas e um dia consultei e constatou que eu estava com câncer, tirei de letra, porque estava no início, mas tem muita gente que não quer fazer os exames, quem está passando por este processo não pode desesperar ter muita fé em Deus e fazer o tratamento certinho”, encerrou Gilberto.

Texto: Rosa Machado/ Grupo Difusora
Reportagem: Aléx Henrique / Grupo Difusora