Notícias

Foto reprodução

Novembro Verde

13/11/2025 às 17:25

Novembro Verde” pode ter dois significados principais: um mês dedicado à conscientização sobre a ostomia e um movimento para promover a homeopatia e o Dia Nacional da Homeopatia. O significado específico geralmente é esclarecido pelo contexto, mas o mês de novembro é associado a esses dois temas.

Conscientização sobre a ostomia

Objetivo: Conscientizar a sociedade sobre a condição de pessoas ostomizadas, combater o preconceito e promover o acolhimento.

Data: O mês inteiro é dedicado à causa, com atividades e eventos para destacar a importância do tema.

Homeopatia

Objetivo: Celebrar e divulgar a ciência homeopática, seus benefícios para a saúde e a importância do tratamento integral e individualizado.

Data: O Dia Nacional da Homeopatia é comemorado em 21 de novembro, data que marca a chegada da homeopatia ao Brasil em 1840.

Atividades: Eventos como iluminação de edifícios públicos, como o Congresso Nacional, e campanhas de divulgação e conscientização são realizados.

O Dia Nacional dos Ostomizados, 16 de novembro, foi instituído pela Lei 11.506/2007, que busca combater o preconceito e a desinformação relaciona à ostomia. O procedimento cirúrgico consiste em abrir um órgão ou víscera para o meio externo, podendo ser no sistema digestório, nas vias urinárias ou respiratórias, em casos de má formação, doenças inflamatórias ou tumores que os acometam.

Pensando nisso, a Associação Nacional Movimento Ostomizado do Brasil (MOBR) lançou a campanha “Novembro Verde: Mês da Conscientização da Ostomia”, que celebra sua terceira edição neste ano de 2024. A ação objetiva trazer visibilidade para as pessoas com deficiência física ostomizadas e sensibilizar a população quanto a importância da prevenção, do tratamento e das complicações que complicam os ostomizados, garantindo seus direitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta com mais de 400 mil pessoas ostomizadas. O Sistema Único de Saúde realiza, em média, 13 mil procedimentos ambulatoriais por mês, seja de acompanhamento ou de fornecimento e materiais. Além disso, o SUS também é responsável pela distribuição dos equipamentos coletores e de segurança nos centros, que orientam quanto ao manuseio das bolsas de ostomia, fixadas na abertura da cirurgia e fundamentais para a autonomia dos pacientes.

Novembro Verde, para difundir, alertar e conscientizar sobre essa especialidade médica que pode tratar diversas doenças. Durante o programa CBN Recife, o médico homeopata, Carlos Eduardo Danzi, explicou que a homeopatia promove um duradouro restabelecimento da saúde, utilizando a capacidade de reorganização do organismo a partir da sua estimulação. “É um recurso terapêutico que trata a pessoa como um todo, em seus aspectos físicos, mentais e emocionais e não somente a doença ou os sintomas que ela gerou”, destaca o especialista.

O médico reforçou que um tratamento feito com base na homeopatia utiliza produtos naturais, feitos através de todos os reinos: minerais, vegetais e animais. “eles trabalham mais com a energia, estimulando o organismo a reagir a doença e não impondo, como é a química convencional, que a gente usa, quando ele bloqueia aquilo”, pontua.

Fonte: CBN Recife