Notícias

Novo Ensino Médio começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas a partir de 2022

26/07/2021 às 11:01

Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, o Novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país, a partir de 2022. O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União as ações e o cronograma nacionais para a implementação do Novo Ensino Médio, no dia 14 de julho.

O Novo Ensino Médio foi previsto através da publicação da Lei 3415/2017, que fez alterações na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Básica. “Essa lei, ela estabelece uma carga horária mínima anual no Ensino Médio […] Todos os sistemas de ensino, todas as redes de ensino têm que oferecer pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária. Então, todas as escolas, segundo o Plano Nacional de Educação, devem ampliar essa carga horária mínima anual até 2022, para 3.000 horas”, explicou Tamara Costa Lacopini, analista educacional da 29ª Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio.

Além do aumento da carga de horas anual, o Novo Ensino Médio também mudará o formato de apresentação dos conteúdos curriculares, de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Agora ele fica mais com a cara do ENEM. Ele é dividido por áreas de conhecimento. São as quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e a área de Matemática”, afirmou Tamara.

Parte da nova carga horária será flexível para os estudantes escolherem um Itinerário Formativo, de acordo com o projeto de vida deles. “Eles podem ser um conjunto de disciplinas, de projetos, de oficinas ou até cursos técnicos, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio, ou sendo colocado pelas redes de ensino”, explicou a analista. Com isso, os alunos podem se aprofundar em áreas de sua escolha e as próprias escolas podem ter Itinerários Formativos de aprofundamento de conhecimento em duas ou mais Áreas Básicas ou até mesmo do Ensino Técnico. “E as redes de ensino, elas têm autonomia para poder definir quais Itinerários Formativos eles vão ofertar”, acrescentou.

Na Rede Estadual de Ensino, há escolas piloto, que desde 2009 já trabalham com a nova carga horária anual. “Nós temos os Itinerários Formativos de aprofundamento e o Itinerário Formativo de Formação para a Vida, que prevê o trabalho de Projeto de Vida com os estudantes do Ensino Médio, que traz a reflexão para esse aluno do que ele é e o que ele quer ser”, contou Tamara.

A implementação do Novo Ensino Médio acontecerá de forma progressiva a partir de janeiro do próximo ano nos 1º anos do ensino médio. O 2º ano será incluído em 2023 e, sequencialmente, o 3º ano do ensino médio, em 2024.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95