Notícias

Número de comprovações de vacinação contra aftosa junto ao IMA em Patrocínio nesta reta final da Campanha está abaixo de 40%

25/11/2017 às 10:21

Teve inicio em 01 de novembro e segue sendo realizada até o dia 30 deste mês, a Campanha de vacinação Contra a Febre Aftosa. Os criadores de bovinos e bubalinos devem vacinar todos os animais das espécies citadas com até 24 (vinte e quatro) meses de idade. Os pecuaristas devem adquirir a vacina nas lojas autorizadas em quantidade compatível com o número de bovinos e bubalinos da propriedade e após a vacinação, deverão comprovar o processo até o dia 10 (dez) de dezembro. A comprovação da vacinação, para os produtores que possuem mais de 150 (cento e cinquenta), animais só pode ser feita no site do Instituto Mineiro de Agropecuária, WWW.ima.mg.gov.br. Já os pecuaristas com menos de 150 animais, a comprovação deve ser feita nos escritórios do IMA.

Em entrevista a reportagem da Difusora95, Rosana Cunha Mendes médica veterinária do Escritório Regional do IMA em Patrocínio, disse que o número de comprovação junto ao escritório bem como no site referente aos criadores de bovinos e bubalinos ligados a regional, estava na data da entrevista (oito dias antes da data limite da Campanha), abaixo de 40%. A profissional aproveitou a entrevista para fazer um apelo aos pecuaristas da regional, para que evitem multas, bem como os possíveis prejuízos, “eu os oriento para que possam ir as lojas, comprar a vacina, imunizar seus animais e comprovar a vacinação e evitar os transtornos que poderão ter caso não cumpram a legislação” disse.

O produtor que não vacinar ele está sujeito diante a fiscalização pelo IMA, a uma multa de R$81,29 por animal não vacinado e os que vacinar, mas não comprovar a vacinação a multa também é aplicada, porém ao valor de R$16,26. De acordo com a médica veterinária o pecuarista deve obrigatoriamente comparecer a sede do IMA em Patrocínio, para realizar o recadastramento de sua atuação como produtor.

O recadastramento deve ser feito até o dia, 29 de dezembro, pois a partir de janeiro de 2018, os produtores, sejam eles de Patrocínio ou região, que não tenham passado pelo recadastramento, terão o impedimento de trânsito e até de retirar qualquer documento sanitário junto ao IMA.  “Então agente pede aos produtores, para que não deixem para a última hora, pois, próximo do término do prazo, o escritório pode ficar cheio e ai pode fazer com que os mesmos fiquem mais tempo aguardando para realizar recadastramento, portanto, quem vier mais cedo, terá mais agilidade no processo de recadastramento” enfatizou Rosana.

Em Patrocínio o Escritório Regional do IMA funciona na Avenida João Alves do Nascimento, nº.1353 em frente ao prédio da Cemig. O telefone do IMA local é: 3831 – 2021.

José Antonio/Grupo Difusora.

Clique no link abaixo e ouça a entrevista concedida pela médica veterinária do IMA Rosana Cunha Mendes ao repórter Daniel Sallo  da Difusora95.