Notícias

Número de mortes por H1N1 em Patrocínio segue em apenas duas
28/06/2016 às 10:16
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica divulgou nesta segunda-feira (27), novo boletim sobre a gripe provocada pelo vírus H1N1 no município de Patrocínio. Segundo o responsável pelo setor, Gilberto Martins Júnior segue em dois o número óbitos provocados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, por esse vírus, mas que ainda estão sendo aguardados seis resultados de coletas feitas, sendo que alguns desses pacientes vieram a óbito e os familiares estão pressionando para receber a resposta positiva ou negativa.
Gilberto lembrou que já são 28 casos, entre suspeitos e confirmados e que pessoas que mesmo tendo tomado a vacina, apresentaram sintomas da gripe, inclusive com alguns quadros que necessitaram de internação em UTI.
A confirmação da morte ou da gripe provocada pelo H1N1, mesmo que feito em laboratório particular é feita pela Secretaria de Estado da Saúde e mesmo que haja resultado positivo através de exame feito pelo paciente na rede privada é necessária ser feita a notificação à Vigilância Epidemiológica.
Martins Júnior acredita que o número de casos deve se estabilizar a partir de agora, uma vez que houve a antecipação dos casos de influenza devido ao clima mais frio durante o outono, onde as pessoas não haviam sido imunizadas e que os quadros gripais a serem apresentados podem ser mais simples.
Renato Oliveira