Notícias

Foto reprodução

Nutricionista elege os vegetais que deveriam ser consumidos todo dia

03/02/2026 às 17:23

A nutricionista Caroline Campos cita ser ideal consumir diariamente diferentes tipos de vegetais, por serem fontes de vitaminas e minerais.

Ter saúde requer adotar bons hábitos, sendo um dos principais pilares se alimentar de forma balanceada e diversificada, o que requer adicionar às refeições proteínas de qualidade, frutas, verduras, legumes e oleaginosas. A nutricionista Caroline Campos cita para descobrir: quais vegetais deveriam ser consumidos todos os dias?

A especialista em nutrição infantil explica ser ideal ingerir diariamente diferentes tipos de vegetais. Algumas opções se sobressaem por serem mais nutritivas, a exemplo das folhas verdes-escuras. “São ricas em vitaminas, minerais e fibras. Também contribuem para a saúde geral do organismo”, comenta.

Caroline lista como “ótima opção” os vegetais crucíferos. Integram esse grupo o brócolis, a couve a rúcula. Ela salienta que esses alimentos englobam benefícios nutricionais e ação antioxidante.

A nutricionista também recomenda o consumo de tomate: “Merece destaque, pois é uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente o licopeno, que auxilia na saúde cardiovascular.”

Para ajudar na hidratação da pele e do corpo, a profissional indica comer o pepino e a abobrinha: “Esses alimentos são leves, refrescantes e muito versáteis, podendo ser consumidos em diferentes preparações.”

Abaixo, a especialista ressalta os principais benefícios e ativos presentes nesses vegetais:

Folhas verdes-escuras: fortalecem os ossos, melhoram a digestão, auxiliam na prevenção da anemia e contribuem para a saúde da pele e dos olhos. É rico em ferro, cálcio, magnésio, fibras e vitamina A, C e K.

Vegetais crucíferos: ajudam a desintoxicar o organismo, oferecem ativos com potencial de prevenir doenças cardiovasculares e têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Exemplos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve, rúcula, agrião, nabo e couve-de-bruxelas.

Tomate: apresenta minerais, como potássio e vitaminas A e C, além do licopeno. O fruto favorece a redução colesterol ruim, o LDL, previne o envelhecimento precoce e protege a saúde cardiovascular.

Pepino: é composto por vitaminas, potássio e fibras. O vegetal auxilia na digestão e na hidratação da pele e dos cabelos. Quem tem retenção de líquidos, vale incluir a opção nas refeições.

Orientações

A nutricionista enfatiza que as folhas verdes-escuras devem ser consumidas em saladas ou, caso sejam refogadas, não é indicado que fique muito tempo cozinhando para não perder as propriedades nutricionais com o calor. “Os vegetais crucíferos devem ser cozidos no vapor, por volta, de três a quatro minutos para preservar o sulforafano (antioxidante e anti-inflamatório)”, frisa.

Com relação ao tomate, Caroline Campos orienta comer o fruto de modo cozido ou refogado, já que “o calor aumenta a disponibilidade do licopeno”. A profissional de nutrição pontua que o pepino deve ser consumido cru e, de preferência, com a casca por ser uma excelente fonte de fibras.

Fonte: Metrópoles Saúde