Notícias
O que a mosca faz quando pousa na sua comida?
08/10/2024 às 17:12
Quando uma mosca pousa na sua sopa, não é nada agradável, não é mesmo? A maior parte de nós considera uma mosca encostando na nossa comida algo extremamente nojento. Mas será que isso é prejudicial à saúde?
A seguir, você descobre se precisa ou não jogar seu sanduíche fora depois que esse inseto chato parou sobre ele.
O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
Existe uma espécie de boato de internet que diz que, quando uma mosca para sobre uma comida, ela vomita. Se você está em dúvida se isso é verdade ou fake news, sentimos dizer: sim, a mosca vomita.
“Quando uma mosca come, ela tem que vomitar enzimas digestivas na refeição. Essas enzimas também contêm alguns restos do que ela comeu por último, e isso pode ter sido uma refeição cheia de patógenos. Moscas comem algumas coisas bem nojentas”, aponta Brian Labus, professor assistente de epidemiologia e bioestatística na Escola de Saúde Pública da Universidade de Nevada, em entrevista ao Reader’s Digest.
Mas não é só isso. Antes de a mosca vomitar, ela usa as antenas para provar a comida. Por incrível que pareça, os seus sensores de sabor ficam nas patinhas. Caso ela goste do que tem ali, a mosca enfia sua língua (cujo nome técnico é probóscide) e cobre a comida com a sua saliva, que está cheia de enzimas digestivas (o que não deixa de ser uma forma de vômito).
Para completar a nojeira, ela ainda pode fazer cocô sobre a comida. Realmente, uma mosca na sopa nunca é uma coisa agradável.
Que tipos de doenças a mosca pode espalhar?
Agora, vamos à parte mais importante: o que a mosca pode transmitir quando encosta na nossa comida. A má notícia é que, sim, ela pode espalhar doenças, como salmonela, E. coli, parasitas e disenteria.
De acordo com um estudo de 2023, as moscas podem transmitir bactérias, incluindo cepas resistentes a antibióticos. “As moscas domésticas servem como um vetor para mover doenças de um lugar para outro. Como vivemos juntos, elas podem espalhar muitos patógenos diferentes entre humanos, animais e o meio ambiente”, afirma Brian Labus.
Mas não precisa se assustar: as moscas conseguem espalhar uma quantidade pequena de germes. Por isso, não é muito provável que ela cause muitos estragos. Isso tende a acontecer apenas caso ocorra uma grande cadeia de eventos.
Por exemplo: pode não haver bactérias suficientes da mosca a ponto de causar danos, mas se você deixar a comida em temperatura ambiente por muito tempo, essas bactérias podem se multiplicar.
O risco aumenta se a mosca pousou no lixo antes de ir até a sua comida. Por isso, é preciso descartar o alimento caso a mosca tiver pousado em carne crua ou em cocô de animal antes de visitar seu prato.
Como dificilmente você saberá por onde a mosca andou, o mais recomendado é a precaução, como colocar telas nas janelas e pendurar armadilhas que ajudem a espantar o inseto. Já em piqueniques e churrascos ao ar livre, mantenha os pratos cobertos. “Certifique-se de que os alimentos sejam mantidos na temperatura certa e não fiquem expostos por muito tempo, pois isso pode transformar um pequeno problema em um grande”, conclui Labus.
Fonte: Mega Curioso