Notícias
O que é descanso emocional? Será que você não está precisando disso?
08/02/2024 às 17:12
A ideia de “descanso” está recebendo cada vez mais atenção. O ritmo de vida moderno é estressante, e pode ser difícil arranjar tempo para desacelerar. Mas o perigo é o esgotamento, também chamado de burnout, se você forçar demais por muito tempo, sem equilíbrio ou tempo de inatividade. O descanso é diferente de sono, sendo o descanso emocional um dos sete tipos de descanso que precisamos para poder funcionar como o nosso eu mais saudável e melhor.
Sentindo-se farto?
Grind culture nada mais é que a cultura que coloca o trabalho e o sucesso no centro do universo de um indivíduo. Depois de anos disso ser visto como algo a ser aspirado, mais e mais pessoas estão se sentindo esgotadas e exaustas.
Sentindo-se farto?
Mesmo que você durma o suficiente e se exercite (e se alimente bem), você constantemente se sente cansado. Esse estado de exaustão te acompanha por onde quer que você vá, como uma nuvem escura.
Sete tipos de descanso
Se você está fazendo tudo certo e ainda se sente cansado, é mais provável que seu cansaço seja por falta de outro tipo de descanso.
Os sete tipos de descanso são: físico, emocional, espiritual, mental, criativo, social e sensorial. Se você não estiver abastecido em um desses, as coisas podem se desequilibrar rapidamente.
Descanso emocional
Quando alguém está carregando mais do que sua parcela justa de trabalho emocional, começa a se sentir sufocado e como se não pudesse expressar suas próprias necessidades.
Essa pessoa geralmente é o cuidador, uma pessoa que tem dificuldade de dizer “não”. Ela pode estar sempre lá para os outros, às suas próprias custas, sem perceber.
Redução
O descanso emocional é o que acontece quando conseguimos reduzir o cuidado que temos com os outros e o nosso esforço em agradá-las. Quando isso ocorre, temos espaço e tempo para marinar em sentimentos autênticos.
Em direção ao nada
Se você anda por aí sentindo que está fazendo um esforço ativo para manter seus sentimentos sob controle, você pode estar em um déficit de descanso emocional.
Quando você começa a se sentir rabugento e sentindo como se a vida estivesse ficando em cima de você, é hora de dar uma pausa nos estressores emocionais da vida.
Estresse acumulado
Se você continuar gastando toda a sua energia por muito tempo, você acumula muito estresse não processado de várias áreas em sua vida.
Como resultado, sentir-se emocionalmente desgastado é comum. Você também não está sozinho: em um estudo de 2021 da Associação Americana de Psicologia, 32% das pessoas afirmaram que estavam emocionalmente exaustas.
Diferença entre gerações
Os millennials e a geração Z são mais propensos a relatar sentimentos de estresse do que seus colegas boomers, de acordo com um estudo do Indeed. Mas eles estão menos estressados, menos conscientes disso ou menos propensos a relatar caso sintam-se estressados? Não tem como saber.
Causas da exaustão emocional
Existem algumas causas comuns de exaustão emocional, incluindo: estresse financeiro, trabalhar em um emprego que você não gosta, criar ou cuidar de uma família e participar de uma educação intensa.
Sinais de que você precisa de descanso emocional
Se você notar que está experimentando sentimentos de irritabilidade e falta de motivação, tem uma sensação geral de pavor ou está sofrendo de distração, provavelmente precisa de descanso emocional.
Recarga
Ao reduzir seus estressores, você se dá a chance de se recarregar emocionalmente. Isso é quase impossível de fazer se você tiver muitas demandas em seu tempo.
Se você se sente cansado, não importa quanto sono você tenha, é vital criar espaço em sua vida para o bem-estar. Relaxar e rejuvenescer suas emoções precisa se tornar uma prioridade.
Por onde começar
Um dos primeiros lugares para começar é pensar em atividades que te deem mais energia, em vez de tirá-la. Se você não tem certeza do que são, é hora de ser criativo e explorar as coisas que aumentam sua vitalidade.
Práticas como fazer diários, passar tempo na natureza, participar de atividades que lhe tragam alegria ou buscar apoio emocional de entes queridos são ótimos lugares para começar.
Exercícios
Arrumar tempo para o exercício é uma das melhores maneiras de se dar uma dose de hormônios de felicidade. Embora possa não ser atraente se você já se sente “cansado”, o exercício realmente vai te dar mais energia.
Mas não precisa ser uma sessão de ginástica. Um passeio na natureza, algum alongamento ou participar de uma aula que você goste ajudará a tirar o foco das demandas de sua vida e recentralizar suas emoções.
Mindfulness
Reserve um tempo no seu dia para a atenção plena. A meditação pode te ajudar a reentrar em sintonia com seu próprio corpo e emoções, se você tem se importado demais com os outros.
Faça uma pausa rápida de 15 minutos para seguir uma meditação guiada ou simplesmente sentar-se em silêncio e voltar a entrar em sintonia com seu corpo. Faça um diário sobre suas emoções como forma de te ajudar a lidar com elas.
Animais de estimação
O amor incondicional de um animal de estimação pode ajudar a recarregar. Se você já está no seu limite, reserve mais tempo para o seu amigo peludo favorito.
Além disso, os animais de estimação podem te ajudar a entrar em contato com seu lado brincalhão e bobo. Eles ajudam a reduzir sentimentos de estresse, a solidão e podem até melhorar sua saúde cardiovascular.
Entre em contato com a natureza
Entrar em contato com a natureza ajudará a te trazer de volta ao presente. Se você mora em uma cidade, foi comprovado que manter plantas em casa reduz o estresse e baixa a pressão arterial.
Mas se puder, saia e respire fundo, prestando atenção ao seu entorno. Isso ajudará seu sistema nervoso a se regular e desligar a conversa em sua cabeça.
Apenas seja
Aceite o ficar sem fazer nada. Nem todos os momentos do seu dia precisam ser produtivos. Você não precisa ser alcançável a cada segundo. Desligue suas notificações e vá para algum lugar relaxante.
Passe tempo com pessoas que se importam
Conectar-se com pessoas confiáveis, que te amam e se importam com você, é uma ótima maneira de combater a exaustão emocional. Elas podem te ajudar a se sentir menos sozinho.
Converse com pessoas que entendem que você não precisa delas para resolver o problema, você só precisa que elas ouçam. Seja um amigo ou família, estenda a mão. Ninguém pode fazer tudo sozinho.
Fontes: (Stylist) (Mind Help) (INTEGRIS Health)
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<