Notícias

ONG trabalha com inserção de jovens no mercado de trabalho

12/09/2016 às 10:18

Quem busca o primeiro emprego tem certas dificuldades pela falta de experiência que é exigida pelas empresas. Mas esses adolescentes contam em Patrocínio com a ONG, Rede Cidadã que começou seus trabalhos em Patrocínio há três anos, onde inicialmente atenderam à cinco cooperativas e hoje fechou parcerias com várias empresas na cidade que empregam esses jovens como menores aprendizes, onde eles têm carteira assinada e os mesmos direitos dos demais trabalhadores. Atualmente, segundo a coordenadora, Shirleyne Souza, são 70 jovens inseridos no mercado de trabalho em 20 parceiros.

Esses jovens ficam empregados por 16 meses como menor aprendiz e ainda recebem noções  de administração ministrada pela ONG em sala de aula e após esse período ele ainda pode ser efetivado na empresa.

O recrutamento pela Rede Cidadã é feito o ano todo e as vagas vão surgindo de acordo com a demanda de casa empresa. Shirleyne lembra ainda que para cada sete funcionários com carteira de trabalho assinada, a empresa pode contratar um menor aprendiz, de acordo com norma do Ministério do Trabalho. Outras informações podem ser obtidas na sede da ONG, na Praça Honorato Borges, 948.

Renato Oliveira