Notícias

Operação Carga Pesada já prendeu 24 indivíduos, sendo 5 de Patrocínio; saiba os resultados parciais da operação
24/06/2025 às 13:59
Na manhã desta terça-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, deu início à Operação Carga Pesada, sendo que às 11hs foi realizado uma coletiva de imprensa abordando sobre os resultados parciais até o momento. O objetivo da operação foi cumprir mandados de prisão, busca e apreensão domiciliar, além de apreensão de veículos e bloqueio de bens.
A operação focou na desarticulação de uma organização criminosa envolvida em crimes patrimoniais, como roubos, furtos, adulterações e lavagem de dinheiro. O grupo era responsável pela subtração de cargas de alto valor, principalmente de café, utilizando ameaças com armas de fogo e fraudes logísticas, frequentemente contando com a colaboração de motoristas que faziam parte da organização.
Os prejuízos causados pela quadrilha são estimados em mais de R$ 5 milhões, impactando severamente as vítimas. Os mandados foram cumpridos em diversas cidades, incluindo Patrocínio, Uberaba, Ibiá, Alfenas (MG), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE). A operação foi coordenada pelo GAECO Regional de Patos de Minas, em colaboração com a 10ª Região da Polícia Militar e o 10º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais.
Resultados parciais até o momento:
– 24 indivíduos presos, sendo 5 em Patrocínio
– 23 veículos apreendidos
– 42 aparelhos celulares apreendidos
– 2 armas de fogo (cal.38 e cal.40) e 1 arma de 9 mm apreendidas
– 1 carregador de calibre 380
– 6 munições cal.380
– 8 munições cal. 9 mm
– 1 munição cal.36
– 260 munições cal.38
– 96 munições cal.40
– 1 computador
– R$ 36.220,00 em espécie
– Joias
– 51.900,00 pesos argentinos
As investigações seguem em andamento, com um efetivo de 119 Policiais Militares, 19 Policiais Civis, 12 Policiais do GAECO, 46 viaturas e 2 helicópteros envolvidos na operação.
Alvos da Operação:
– 26 MBA
– 25 mandados de prisão
– 38 veículos bloqueados
Com informações das Polícias Civil e Militar