Notícias
Organização do Campeonato Amador é tema de discussão na Câmara Municipal
28/02/2018 às 09:42
O vereador Paulo Roberto dos Santos “Panxita” se inscreveu e participou do Grande Expediente da 3ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, realizada nesta terça-feira (27), quando na oportunidade defendeu que o Campeonato Amador da Cidade seja realizado pela Liga Patrocinense de Futebol e não pela secretaria Municipal de Esportes, como está na iminência de acontecer. O vereador, que já foi atleta amador enfatizou que a municipalidade tem outras prioridades e projetos para serem organizados, ao invés de “tomar” o amador da entidade que é a responsável para a organização do mesmo. Ele defendeu o trabalho que a L% iga tem feito com a realização do amador e as categorias de base e defendeu o apoio da administração com o repasse maior para que a entidade possa trabalhar com mais tranquilidade. O vereador lembrou que o custo da temporada do futebol amador para a Liga Patrocinese gira em torno de 57 mil reais, sendo que ano passado, foram repassados 22 mil pela municipalidade e o restante foi assumido pelos clubes e a própria entidade.
Panxita explicou ainda que caso a prefeitura assuma o Campeonato Amador, qualquer incidente que acontecer durante as partidas, como já foram registrados, onde jogadores acabaram se machucando, a L.P.F., não foi acionada, por não ter condições financeiras e caso a municipalidade seja a responsável, o vereador acredita que poderá aparecer uma avalanche de processos.
O vereador Carlos Alberto Silva “Carlão do Serra Negra” que já foi diretor de equipes do futebol amador também se posicionou favorável que a promoção do campeonato seja da Liga Patrocinense com apoio da prefeitura. Foi enfático quanto a realização das únicas competições da Liga Patrocinense de Futebol, que são as duas divisões do amador e a categoria de base, que é o Campeonato Pedro Alves do Nascimento. Ele disse ser contra a secretaria de Esportes organizar essas competições e espera que o prefeito mantenha apenas o apoio a entidade, pois ficaria muito caro para o município a realização do mesmo.
Esta prevista para esta quarta-feira (28), uma reunião entre secretaria de Esportes e clubes para definir detalhes sobre a realização do campeonato amador e o vereador disse que não foi convidado e caso haja esse chamado estará participando e que vai manter sua posição passada durante a reunião na Câmara Municipal.
Vice-presidente do Clube Atlético Patrocinense e vereador, Florisvaldo José de Souza “Valtinho” e que fez parte da Liga Patrocinense de Futebol, como membro da Comissão Disciplinar, também teve a mesma posição dos demais vereadores onde defendeu a não promoção do Campeonato pela Secretaria. Valtinho disse que a prefeitura não pode assumir a responsabilidade de aproximadamente 1.500 jogadores que hoje estão inscritos na L.P.F. e comparou que os campeonatos estaduais e Brasileiro são realizados pelas Federações de cada estado e CBF respectivamente e que não são os governos estaduais ou federal que promovem os mesmos. Ele é contra a prefeitura assumir o campeonato amador da cidade. Ainda explicou que o Clube Atlético Patrocinense, nos jogos em casa, repassa um percentual da renda para a Liga Patrocinense de Futebol, dentro do que é discriminado no borderô financeiro. Valtinho afirmou que desde que o Patrocinense retornou as atividades em 2016, esse valor é repassado e que somente no último jogo, sábado passado, o valor foi de R$ 491,00.
Renato Oliveira/Difusora95
