Notícias

Os batalhadores pelo futebol feminino: a história de grandes profissionais que se destacam pelo trabalho realizado com o futebol feminino em Patrocínio

28/06/2019 às 18:48

Foto: Reprodução.

Quem acompanhou as partidas da Copa do Mundo de Futebol Feminino às vezes fica até difícil de imaginar a luta dessas meninas que estão buscando um espaço maior no futebol. Em Patrocínio, interior de Minas Gerais, por exemplo, existem pelo menos dois grandes batalhadores pelo futebol feminino que não medem esforços pra colocar em evidência a modalidade na cidade, participando de competições a nível estadual e nacional nos últimos anos, com as atletas disputando várias competições e conseguindo excelentes resultados nas diversas competições disputadas nos últimos anos.

Baseado nessa grande história de luta e persistência pelo futebol feminino, a equipe polivalente fez um levantamento com as principais informações de dois grandes batalhadores pelo futebol feminino de Patrocínio.

Jorge Ávila

O primeiro deles é Jorge Ávila, que teve o interesse em trabalhar com a modalidade feminina a partir de quando a cidade de Patrocínio sediou a etapa microrregional do JIMI.

O seu primeiro trabalho foi realizado no ano de 2009, quando o mesmo começou a desenvolver o seu trabalho no distrito de Silvano, montando uma escolinha para trabalhar de forma voluntária. Já no ano de 2010, Jorge, juntamente com sua equipe, participou do JEMG com as categorias de futsal, quando obteve ótimos resultados. No ano de 2011, o técnico conseguiu montar o núcleo de treinamentos no ginásio de esportes do bairro São Vicente, oportunidade em que as atletas dos distritos de Silvano e São João treinavam juntas com as demais atletas da cidade. Já no ano de 2012, Jorge conseguiu uma parceria para a realização de treinamentos na quadra de esportes do Patrocínio Tênis Clube, começando a representar a cidade em várias competições regionais.

Buscando dar mais visibilidade ao futsal feminino, foi firmada uma parceria com a escola Dom Lustosa através do diretor que na época era Professor Alvimar de Souza.

Foto: Jorge e Alvimar/Arquivo pessoal.

Já no ano de 2014, Jorge Ávila contou com uma ajuda de importância, a do atual técnico do Catiguá, Hygor Fonseca, que foi fundamental na sua formação para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos no futsal. “Foi uma explosão de conhecimento, pois aliei tudo que ele me ensinava, com minha força de vontade e muito estudo em livros e artigos disponíveis na atualidade”, contou.

De 2015 a 2017 foram vários desafios e conquistas de muita importância, principalmente para as atletas, que chegaram nas finais do estadual por 2 anos seguidos, estando entre as duas melhores equipes escolares de Minas Gerais.

De acordo Jorge Ávila, o ano de 2018 foi marcante, já que suas comandadas conquistaram o título de campeãs da fase municipal do JEMG e vice-campeãs do Microrregional pela escola Dom Lustosa, além de conquistarem o terceiro lugar na fase microrregional JIMI e o título da fase regional JIMI, conquistando vaga para fase Estadual, onde teve a experiência de estar entre as 7 melhores equipes do estado e de enfrentar a seleção mineira, representada pela cidade de Governador Valadares.

Por falta de apoio, a categoria adulta foi encerrada neste ano, permanecendo somente com as categorias sub 14 e sub 17. Falta de tempo, interesse e dedicação são um dos fatores que também pode contribuir para talvez o encerramento das atividades com o futebol feminino na cidade Patrocínio, ressaltou Jorge em entrevista ao Portal de Notícias da Difusora 95.3.

Na opinião de Jorge Ávila, Patrocínio ainda pode continuar sendo referência na modalidade, mas é preciso unir forças para isso, com planejamento a longo prazo, onde seria muito importante a participação dos patrocinadores e do poder público municipal, com objetivo de disputar grandes competições e realizar trabalhos sociais nos bairros e escolas, concluiu Jorge.

Flávio Lima

Outro batalhador pelo futebol feminino de Patrocínio e região é Flávio Lima, professor de Educação Física que iniciou no futsal feminino do PTC em 2014, à convite do ex-presidente do clube, Fábio Mozelli. A sua vontade de trabalhar com o futebol feminino foi um grande desafio, já que ele havia trabalhado somente com categorias infantis de futebol de campo.

Ao todo, foram cinco anos de trabalho no Patrocínio Tênis Clube à frente do futebol feminino. “É prazeroso trabalhar com o futsal feminino, pois elas são muito dedicadas nos treinos. E tem sonhos maiores! Infelizmente a categoria feminina não é muito bem vista e valorizada. Mas agradeço demais às diretorias do PTC pelo apoio e reconhecimento”, ressaltou Flávio.

Durante todo o período em que esteve a frente do comando técnico do time feminino de futsal do PTC seus times disputaram vários competições com a conquista de títulos nos últimos anos.

Dentre as conquistas, as mais importantes foram:

II etapa LIFF – Liga Futsal Feminino Triângulo e Alto Paranaíba.
Torneio dos Palmares (Morrinhos)
Fespec (Coromandel)
Copa Barao de Futsal Feminino (Araxá)
Copa Ar7 Futsal feminino
2° Regional de Várzea da Palma
5° Copa Astro Sport (Rio Verde)
1° Copa de Futsal PFC 2015 (Lagoa Formosa)
2° Torneio Troféu Célio Mendes (Monte Carmelo)
5° Copa Frutal de Futsal Feminino
1° Copa Futsal Feminino 2015 (Vazante)

Galeria de fotos

Texto: Erasmo Claudio/Difusora 95