Notícias

Foto: Reprodução

Os casos de depressão e ansiedade chegam consecutivamente entre 12 e 19 milhões de pessoas

12/06/2023 às 14:53

Atualmente no Brasil as doenças da mente alcançaram números crescentes na sociedade, cerca de 19 milhões de pessoas possuem ansiedade e outos 12 milhões, depressão. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos de suicídio com sua maioria  adolescentes e jovens (Principalmente homens).

Diante desse contexto pais, professores e equipes pedagógicas tentam encontrar soluções para amenizar os efeitos dessas doenças, entre as soluções averiguadas a Cultura da Paz revela ser a melhor opção.

Em conversa com a Difusora 95 FM, o diretor educacional da conquista solução educacional, Raison Pinheiro explicou que a sociedade brasileira de psiquiatria evidência que uma em cada seis crianças já apresentam sintomas de depressão e ansiedade. Uma pesquisa local, feita por um instituto de Londres afirma que, na cidade de São Paulo nas escolas, 69% dos alunos têm evidência de ansiedade e depressão.  

Segundo o diretor, o ranque de oitavo país em casos de suicido poderia ser prevenido com um bom programa de educação socioemocional, o mesmo estimularia alunos a falarem, nomearem e a lidarem com as emoções, como a Cultura da Paz. 

Essa cultura valoriza o diálogo para resolver conflitos, sem a necessidade de força, trazendo como consequência a paz. Nas matérias BNCC existem as competências gerais, as mesmas falam sobre alto conhecimento, autocuidado, empatia, cooperação guiando essas pessoas à resiliência e resolução de conflitos diários.  

Transtornos como o TDAH, consequentemente apresentam sintomas de ansiedade no indivíduo através desatenção, hiperatividade e impulsividade. A ansiedade é uma doença a qual afeta a vida profissional e particular.

Outro transtorno que afeta o indivíduo em larga escala é a Síndrome de Borderline, a qual pode ocorrer em casos de morte, abuso, separação entre outros fatores. A mesma causa ao individuo episódios intensos de ansiedade, depressão e raiva, podendo durar horas ou até dias. Em nosso país os números de casos da síndrome chegam em 13 milhões. 

Para tratar as doenças e transtornos descritos acima é importante buscar tratamento psicológico, onde será fornecido medicamentos, métodos e práticas para o tratamento das mesmas. Caso alguém a quem você conheça apresente sintomas depressivos ou ansiosos, ajude. 

Texto Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95 

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<