Notícias

Foto: Reprodução

Os sabotadores de dieta

13/02/2020 às 15:35

Passar fome é o primeiro erro. Mas alguns alimentos considerados saudáveis podem ser os responsáveis pelo fracasso da dieta.

“A dieta tem que ser equilibrada e a pessoa precisa estar alimentado e hidratado. Fechar a boca, fazer exercícios físicos, ingerir mais água, escolher alimentos saudáveis, evitar doces, e alimentos calóricos são alguns dos itens essenciais para quem quer entrar nessa guerra.

E quem nunca deu uma escorregadinha nesse processo de emagrecimento, que atire a primeira pedra.

A dificuldade é a ingestão de alimentos que as pessoas acham que são adequados para a sua dieta, mas na verdade são sabotadores.

Confira a lista abaixo:

Tempero pronto para salada: cuidado com molhos para saladas. Muitos utilizam como base a maionese, o catchup, a mostarda e o queijo o que eleva consideravelmente a quantidade de calorias, gordura e sal. Esses molhos também apresentam em suas composições muitos conservantes e devem ser evitados. Opte pelos molhos caseiros, mas também não exagere na quantidade de azeite e evite acrescentar sal. Ervas frescas ou desidratadas são boas substitutas.

Bebidas alcoólicas: álcool e dieta definitivamente não combinam. Uma lata de cerveja tem cerca de 150 calorias e uma caipirinha com 190 ml apresenta em média 250 calorias. Além das calorias, o álcool incha e promove a retenção de líquidos. Fique longe.

Suco de Frutas: eles parecem tão saudáveis na caixinha, mas não se engane. Ricos em açúcares, conservantes e nada saudáveis, esses sucos são apenas práticos, mas são calóricos e pobres em quantidade de vitaminas.

Bolacha de água e sal: está presente na maioria dos cardápios de dietas. Rica em gordura trans, gordura saturada, sal e conservantes a bolacha não tem em sua composição fibras e não é indicada para diminuir a saciedade.

Granola: essa engana, pois tem cara de produto natural e quem olha pensa é que saudável. Embora tenha fibras e promova saciedade, é rica em açucares e bem calórica.

Geleias: por serem feitas com frutas parecem saudáveis e inofensivas, mas concentram altos índices de açúcares, conservantes e corantes. A dupla torradinha com geleia de inocente não tem nada.

Frutas secas: No processo de desidratação, as frutas secas perdem água e concentram frutose, seu açúcar natural. Essa diminuição da água faz com que as frutas se tornem alimentos mais densos e compactos o que acaba enganando pois parecem ter poucas calorias! Mas 100g de uvas passas, por exemplo, tem a mesma caloria e quantidade de açúcar que 300 g de uva normal. Assim, caso você queira consumi-las, coma sempre pequenas quantidades e de preferência acompanhadas de uma proteína magra (iogurte desnatado ou queijo light) ou gordura boa (castanha-do-pará, noz ou amêndoa).

Barrinha de cereal: é facilmente encontrada em qualquer balcão de mercados, restaurantes e até farmácias. Tome cuidado, pois apesar das fibras em sua composição muitas são adoçadas com xarope de milho e tem muitos aditivos químicos. Opte por opções orgânicas e com fibras saudáveis como aveia e floco de arroz. Passe longe das barrinhas com chocolate ao leite e não esqueça de ler com atenção o rótulo.

Queijo: Alguns queijos como os processados por exemplo podem conter muitas calorias! Dê preferência por queijos light ou aqueles com menos gordura como o cottage e ricota.

Produtos Diet: Um produto diet ou light nem sempre é isento de calorias. Pelo contrário, alguns produtos diet podem ter mais gordura e calorias que a versão regular! Portanto não se iluda.

Fonte: RP10