Notícias

PACE Hemominas de Patrocínio enfrenta desafios e corre risco de desativação do programa
10/03/2025 às 15:24
O PACE Hemominas de Patrocínio tem enfrentado desafios para ampliar o número de dias de coleta de sangue na cidade. Atualmente, o procedimento ocorre apenas às quartas-feiras, o que tem gerado dificuldades, principalmente quando há alta demanda.
Alex Guimarães Machado, um dos idealizadores do PACE, disse em entrevista ao repórter da Difusora 95, Nilton Cesar, que, apesar do sucesso da iniciativa – com mais de 1.500 bolsas de sangue coletadas no primeiro ano, muitas pessoas têm se deslocado para cidades vizinhas, como Patos de Minas, devido ao limite de atendimentos.
O idealizador também alerta sobre o risco de desativação do programa caso não se atinja a meta de coleta semanal de 50 bolsas de sangue, conforme o contrato com o Hemominas. A situação é preocupante, pois, embora o grupo de voluntários tenha crescido, o número de pessoas atendidas na coleta é limitado a 60 por vez, o que deixa muitas pessoas sem a possibilidade de doar.
Alex enfatiza a necessidade de uma campanha de conscientização mais robusta, com o apoio do município e de outros setores da saúde, para garantir que a população compreenda a importância da doação de sangue e ajude a reduzir a fila de espera. “A luta é para salvar vidas e garantir que o programa continue funcionando e expandindo”, citou ele.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<