Notícias

Foto: Reprodução
Padres em Patrocínio falam da escolha do novo Papa, Leão XIV
09/05/2025 às 11:36
Foi anunciado nesta quinta-feira (08), o Papa eleito, Leão XIV. O novo líder da Igreja Católica foi escolhido pelo Colégio de Cardeais durante o conclave. Ele assume o cargo que tem como missão guiar espiritualmente os fiéis do mundo inteiro.
Padre Luiz Antônio, pároco da Paróquia São João Paulo II em Patrocínio, comentou que a eleição foi marcada por um sentimento de união e renovação espiritual, com a escolha de um nome inesperado que, segundo ele, reforça a convicção de que o Espírito Santo conduz a Igreja.
Segundo Pe. Luiz, a comoção mundial e a rapidez do conclave, que durou apenas dois dias, foram apontadas como sinais da forte coesão interna da instituição.
Para Pe. Olivar Constantino Peres, pároco da Paróquia São Geraldo, também em Patrocínio, o novo pontífice, de origem agostiniana e com experiência de vida na América Latina, traz esperança de continuidade às reformas iniciadas por Francisco, aliando sensibilidade social e fidelidade à tradição.
Ao escolher o nome Leão XIV, ele sinaliza inspiração no Papa Leão XIII, conhecido por seu posicionamento firme diante da modernidade e pelas contribuições às questões sociais, citou Pe. Olivar.
O Padre Geraldo Abilho Ribeiro, pároco da Paróquia São Damião de Molokai, comentou sobre o fato de que o Papa eleito, Leão XIV, não estava entre os favoritos mencionados antes da eleição, algo que surpreendeu muitos, pois ele não era amplamente especulado. Sobre a linha papal, o Padre indicou que Leão XIV provavelmente seguirá o legado de seu antecessor, o Papa Francisco, especialmente nas questões de imigração, ecologia, direitos humanos e paz. No entanto, ele sugeriu que Leão XIV poderia ter uma abordagem mais restritiva em questões de moral, como na área matrimonial e familiar.
Padre Geraldo Magela, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, fez um apelo para que todos rezem pelo novo Papa, destacando que ele é um líder que, apesar de ser norte-americano, tem um forte vínculo com a América Latina, tendo vivido no Peru por 20 anos em missão com os Padres Agostinianos.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Diogo Barbedo / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<