Notícias

Foto: Reprodução
Pais podem garantir uma educação inclusiva para crianças neurodivergentes
19/04/2023 às 16:20
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão do Governo dos Estados Unidos, indica que entre 30 e 50% de pacientes com autismo também apresentam um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade o TDAH. Com relação ao ensino as famílias dessas crianças podem contribuir com adaptação escolar trazendo mais informações sobre a criança para que a escola compreenda melhor o aluno e pense nas melhores adequações.
Em conversa com a Difusora 95 FM, a especialista pedagógica do sistema positivo de ensino, Vânia Bumestre, recomenda que ao entrar na escola observe como é a recepção, como as pessoas tratam umas às outras, pois este olhar acolhedor é um dos pontos mais importantes nessa relação.
Com relação a escola a especialista, relata que o próximo passo é avaliar a parte pedagógica, segundo a mesma pergunte a escola se há um modelo de plano educacional individualizado na qual aponte as habilidades e limitações da criança para que o plano de trabalho possa ser traçado.
Vânia destaca que é necessário perguntar que tipo de adaptações a escola oferece como por exemplo um espaço onde a criança possa ir no momento que ela precisa sair da sala de aula se ela vai ter um acompanhante pra isso.
“É necessário que a escola precise se debruçar sobre a aprendizagem da criança, porque inclusão acontece quando a criança está bem, está feliz mas quando ela esta realmente aprendendo”, encerrou Vânia.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95
