Notícias

Créditos: Emanuel Mendonça
Patrocínio inaugura barracas de apoio e reforça acolhimento aos romeiros
31/07/2026 às 15:06
A Prefeitura de Patrocínio iniciou, nesta sexta-feira (31), o atendimento nas três barracas de apoio aos romeiros que seguem em peregrinação rumo ao Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. A estrutura funcionará durante 15 dias, oferecendo alimentação, água, descanso e acolhimento aos milhares de peregrinos que percorrem o trajeto motivados pela fé. A iniciativa reúne diversas secretarias municipais, voluntários e doadores da comunidade, reforçando uma tradição consolidada na região.
O prefeito Gustavo Brasileiro destacou que o funcionamento das barracas representa um esforço conjunto da administração municipal para garantir conforto e segurança aos romeiros. Segundo ele, as secretarias municipais atuam de forma integrada para oferecer uma estrutura ainda melhor que a do ano passado, com novos equipamentos e cardápio elaborado especialmente para os peregrinos. O prefeito também agradeceu aos voluntários, aos doadores de alimentos, à imprensa e ao apoio do prefeito de São Gotardo, Makoto Sekita, ressaltando que a união da comunidade fortalece essa importante tradição religiosa.
O secretário municipal de Obras, Thiago Malagoli, ressaltou que as três barracas foram preparadas em parceria com diversas secretarias e receberam a bênção do padre Olivar Constantino antes do início das atividades. Ele explicou que, além da alimentação saudável e da estrutura para descanso dos romeiros, neste ano foram instalados bebedouros para atender também os animais que acompanham a peregrinação. Thiago ainda destacou a campanha de arrecadação de alimentos e agradeceu à população pelas doações que possibilitam o atendimento aos peregrinos durante todo o período da Romaria.
O secretário municipal de Assistência Social, Leandro Caixeta, afirmou que a missão da pasta é acolher e cuidar das pessoas durante a caminhada de fé. Ele informou que as barracas funcionarão 24 horas por dia até 14 de agosto, oferecendo refeições balanceadas elaboradas por nutricionista, além de toda a estrutura necessária para os romeiros. Caixeta também destacou a parceria entre as secretarias municipais, o apoio da comunidade por meio das doações e a preocupação com o bem-estar dos animais, com a instalação de cochos com água em cada barraca.
O pároco da Paróquia São Geraldo, padre Olivar Constantino, enfatizou o significado espiritual da peregrinação, lembrando que o povo de Deus sempre foi um povo caminhante, desde o Êxodo até a missão de Jesus Cristo. Segundo ele, a caminhada até Romaria representa um momento de renovação da fé, da esperança e do amor, reunindo pessoas que agradecem graças alcançadas ou apresentam novos pedidos à Nossa Senhora da Abadia. O sacerdote também destacou a importância das barracas de apoio mantidas pela Prefeitura de Patrocínio, que oferecem acolhimento aos peregrinos ao longo do percurso, e reforçou que a intercessão de Maria fortalece a fé dos devotos durante toda a caminhada.
Representando a tradicional Cavalgada da Fé de Guimarânia, Sidney Farias contou que participa da peregrinação há 27 anos e destacou a importância de manter viva essa tradição para as novas gerações. Segundo ele, além do encontro entre amigos e familiares, o principal objetivo da cavalgada é agradecer as graças recebidas de Nossa Senhora da Abadia, preservando uma manifestação de fé que atravessa gerações.
Um dos pioneiros da cavalgada, Gilmar afirmou que participa da peregrinação há cerca de 30 anos e destacou que o grupo sempre busca cuidar dos animais e fortalecer os laços de amizade durante o percurso. Ele lembrou que caminhou a pé durante 11 anos antes de passar a fazer o trajeto a cavalo e ressaltou que a fé em Nossa Senhora da Abadia é a principal motivação para continuar participando da romaria.
Conhecido como Branco, morador da comunidade de Brejo Bonito, também ressaltou a importância da peregrinação como um momento de agradecimento e devoção. Ele afirmou que a expectativa é chegar à Basílica para agradecer pelas bênçãos recebidas e pedir proteção para todos os romeiros que realizam a caminhada até Romaria.
Outro integrante do grupo, Paulo Pedro, informou que participa da romaria há 17 anos. Para ele, a cavalgada une fé, convivência entre amigos e a prática de uma atividade que proporciona momentos de lazer, mantendo viva uma tradição religiosa muito importante para a região.
O jovem Gustavo, que participa pelo segundo ano da cavalgada, destacou a importância de preservar as tradições religiosas e culturais do interior mineiro. Vestido com o traje típico de peão boiadeiro, ele afirmou que considera fundamental transmitir às novas gerações os valores da fé e das manifestações culturais ligadas à Romaria de Nossa Senhora da Abadia, que há mais de um século reúne milhares de devotos em Romaria.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<
