Notícias

Patrocínio participa de edital estadual de projetos do Programa Lixão Zero

24/06/2021 às 11:03

Patrocínio e região estão participando de um edital estadual de seleção de projetos voltados à melhoria na gestão de resíduos sólidos. Total de R$100 milhões serão destinados para o Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.

O edital foi lançado em maio deste ano pelo, agora ex-ministro, Ricardo Salles. O valor do investimento será um repasse do acordo substitutivo firmado entre a mineradora Vale e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), referente à multa que a empresa deve pagar por causa do rompimento da barragem de Brumadinho. A tragédia aconteceu em janeiro de 2019 e deixou 270 pessoas mortas, além de ter causado diversos prejuízos ambientais, como a perda de quase 150 hectares de florestas de Mata Atlântica e a poluição do Rio Paraopeba, do qual diversos animais e pessoas dependiam da água.  O acordo estabeleceu que o pagamento pelas infrações contra a natureza fosse convertido e aplicado diretamente em ações ambientais no estado de Minas Gerais.

Os projetos selecionados no edital contarão com o investimento de R$ 100 milhões para a estruturação de usinas de triagem mecanizada de resíduos provenientes da coleta indiferenciada e da coleta seletiva. E Patrocínio está participando do edital pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba (CISPAR).

Antônio Geraldo de Oliveira, coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio explicou como a a verba será destinada se caso a cidade for selecionada. “Para comprar todo o equipamento mecânico para separação dos resíduos sólidos. Isso não vai tirar a questão dos aterros sanitários. Nós vamos diminuir e aumentar a vida útil do aterro que a gente está licenciando para que em breve possa dar destinação correta aos resíduos.”

Segundo Oliveira, a parte do  CISPAR de Patrocínio beneficiará também outros 6 municípios. Além disso, regiões de Pato de Minas e Monte Carmelo também participarão do edital, com projetos pelo mesmo consórcio.

Se Patrocínio for selecionado, o município indicará a Cooperativa de Catadores como a responsável por receber os resíduos. “Eles já tem mais de 50 associados e vai beneficiar esses catadores também, acredito eu. Se a gente for contemplado, lógico, vai estar ajudando inclusive a parte social de quem presta esse serviço na cidade”, finalizou o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95