Notícias

Foto: Maria Clara Alves
Patrocínio receberá 1.046 doses da Coronavac para a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19
19/01/2021 às 19:21
O secretário municipal de saúde de Patrocínio, Luiz Eduardo Salomão, ao lado do superintendente do Hospital Santa Casa, Augusto Guimarães de Moura, do diretor financeiro do Hospital Med Center, Rafael Castro, e da coordenadora de atenção à saúde, Fabiana Oliveira, reuniu a imprensa na tarde desta terça-feira (19), para explicar a logística de distribuição da vacina contra a Covid-19 no município de Patrocínio.
As primeiras doses da vacina Coronavac estão previstas para chegar em Patrocínio até o meio dia desta quarta-feira (20). Será recebido um total de 1.046 doses que serão destinadas aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, e os idosos institucionalizados, ou seja, pessoas acima de 60 anos que têm permanência nas casas e nos abrigos do município, em Patrocínio aqueles que vivem na Casa do Idoso Recanto São Vicente.
“A nossa Central de vacinação em Patrocínio será a Policlínica, então nós vamos fazer a vacinação dos servidores da saúde lá na Policlínica, e os idosos nós vamos até lá (na Casa do Idoso Recanto São Vicente)”, destacou o secretário.
Luiz Eduardo ressaltou também que a expectativa é de que todas as pessoas, aptas a receber a vacina neste primeiro momento, sejam vacinadas amanhã, visto que a Coronavac exige uma segunda dose para eficácia da imunização dentro de um ciclo de 21 dias e ficaria mais fácil até mesmo para controlar a data da segunda dose, que está prevista para o dia 08 de fevereiro.
Em Patrocínio, três pessoas foram selecionadas para serem as primeiras a serem imunizadas contra a Covid-19, um dos médicos mais antigos do corpo clínico do Hospital Santa Casa, Dr. Walter Pereira Nunes, o servidor de destaque do Pronto Socorro, Lucinho, e a técnica em enfermagem mais antiga do Hospital Santa Casa, Susana, que trabalha na instituição há mais de 30 anos e irá representar a classe das enfermeiras e das mulheres aqui do município. Todos eles foram convidados e aceitaram o convite.
O secretário informou que ainda não há data exata e nem a quantidade de doses que deve chegar em Patrocínio para aplicação da segunda dose da vacina, que está prevista para acontecer no dia 08 de fevereiro.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Informações: Coletiva de imprensa/ Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão
