Notícias

Foto: Reprodução

Patrocínio segue com registros de formalização de empresas MEI dentro da normalidade

12/05/2021 às 16:55

A formalização de empresas MEI – Microempreendedor Individual é muito importante para que a pessoa não trabalhe na informalidade e tenha o registro de sua empresa.

O assistente técnico do Sebrae em Minas Gerais, Salvador Alves Neto informou que em Patrocínio não houve aumento significativo de formalização de MEI, certamente devido à pandemia, porém destacou que essa formalização segue sendo realizada no município.

Para aqueles que desejam se formalizar como MEI em Patrocínio é preciso procurar o escritório do Sebrae no município ou procurar um contador. Essa formalização também pode ser feita por conta própria pelo site oficial “Portal do Empreendedor”.

Para se formalizar como MEI é preciso apresentar os documentos de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de transferência da declaração do imposto de renda e o endereço da pessoa física e jurídica.

Salvador destaca que as atividades que podem ser exercidas como MEI se enquadram nos setores de serviço, comércio e indústria, porém os pontos principais são que o faturamento bruto anual não ultrapasse 81 mil reais, só é permitido a contratação de um empregado e essa forma de empresa não aceita sócio.

O assistente técnico do Sebrae destaca que com a formalização da empresa, a pessoa passa a ter o registro de sua empresa e com isso garante o direito de emissão de notas fiscais e o pagamento da guia do MEI que conta como contribuição do INSS que permite à pessoa o recebimento de auxílios, quando for de direito, além de poder ser usado como contagem de tempo para aposentadoria.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95