Notícias

Foto: Reprodução

Pediatra fala sobre a importância do teste do pezinho

18/01/2022 às 16:50

O teste do pezinho é um dos exames preventivos mais importantes que são realizados em bebês recém-nascidos. Através dele é possível diagnosticar doenças que podem ser assintomáticas e, se não tratadas, causar graves danos à saúde.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o médico pediatra, Paulo Caixeta, explicou que o exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar de um bebê e permite identificar doenças graves. Além disso, o pediatra informou que o exame é obrigatório e o ideal é que seja feito do terceiro ao quinto dia do recém-nascido.

“A importância do exame é porque essas doenças que ele investiga não apresentam sintomas no nascimento e se não forem diagnosticadas e tratadas cedo podem causar sérios danos à saúde, inclusive, retardo mental grave e irreversível”, afirmou Paulo Caixeta.

De acordo com o médico pediatra, atualmente pelo SUS é possível identificar seis doenças são elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Além dessas, existem outras que podem ser identificadas no sistema particular de saúde. “O Ministério da Saúde tem um projeto de ampliação para fazer esses testes também no SUS e vai englobar mais de 50 doenças”, enfatizou o pediatra.

Ainda segundo Paulo Caixeta, quando o teste é realizado na Policlínica, um papel filtro é encaminhado para Belo Horizonte, onde são realizados todos os testes de Minas Gerais e entre 15 e 30 dias o resultado é apresentado.

Quando há alteração no exame, de acordo com o médico pediatra, é solicitada a repetição do exame ou dependendo do resultado o bebê deve realizar uma consulta na capital mineira e todo seguimento é feito lá. “Se necessário consultas ou chegando à conclusão do diagnóstico, já inicia o tratamento e todo o controle é feito lá em Belo Horizonte”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Fernando Cássio/ Difusora 95