Notícias

Pequenos produtores terão que buscar novos mercados para a venda do café orgânico

21/05/2018 às 14:30

A Feira de Cafés realizada nos Estados Unidos não foi animadora para produtores brasileiros que comercializam o grão através do Fair Trade, uma vez que uma das maiores compradoras, que adquiria em torno de 100 mil sacas do Brasil, vai deixar de fazer a aquisição através do comércio justo. E isso será um problema muito grande principalmente para os pequenos produtores da Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER) que terão que procurar novos compradores e consumidores.

O presidente da associação, Carlos Walter Behrend, explicou que essa empresa desenvolveu uma cápsula de café degradável e reciclável que será colocada apenas café orgânico e que a escolha do grão deverá ser o produzido no Peru, que tem valor menor de venda para o mercado americano do que o produzido no Brasil. Porém, Behrend informou que já estão sendo buscados novos mercados para o café dos associados e o objetivo é tentar negociar com o mercado europeu.

“Até esse ano que passou estávamos em uma situação bastante boa. Só para você ter uma ideia, hoje a APPCER está entre as top 5 do mercado brasileiro do Fair Trade para outros países, e isso é muito importante para nós, porque é uma forma da gente melhorar a remuneração dos nossos associados e o prêmio social vir para ser aplicado na nossa região”, comentou Behrend.

De acordo com o presidente da associação, a exigência para a compra do café pelo mercado europeu vai aumentar muito, e os produtores da APPCER terão que trabalhar voltados para a qualidade do produto para conseguirem comercializar.

Renato Oliveira/Difusora 95